Aperol Endless Summer

Um verão inesquecível com a modelo Luna Castilho na Austrália

Por Fernanda Nascimento -

A carioca Luna Castilho (@lunacastilho), 25, tem mais carimbos no passaporte do que anos de idade. Ela tinha acabado de comemorar seu 16º aniversário quando fez as malas e foi morar na Europa para tentar a vida nas passarelas. Há cinco anos vivendo em Nova York, ela não desperdiça nem uma folga dos desfiles para viajar pelo mundo.

Entre os roteiros solares em que embarcou nos últimos anos, a Austrália foi um de seus lugares preferidos. A natureza quase intocada e o sol se pondo no mar azul cristalino nas praias paradisíacas que visitou fizeram da viagem uma experiência inesquecível. “Aluguei um motorhome e viajei por toda a costa. Foi muito legal essa experiência aventureira”, conta.

Aproveitar o sol é a máxima da modelo, que costuma acordar junto com os passarinhos para conhecer os destinos que visita desde os primeiros raios de luz. “Na Austrália, levantava bem cedo para correr na praia vazia com o sol nascendo”, diz. Luna passou a registrar no Youtube suas escapadas pelo mundo com o marido, o jornalista Pedro Henrique Filho, com quem segue o verão aonde ele estiver vibrando mais forte. A seguir, ela conta o que é imperdível para aproveitar o melhor da Austrália.

01

Caminhar de Bondi à Maroubra Beach, em Sydney

Não dá para visitar a Austrália sem conhecer a capital. Uma das coisas mais legais que fiz por lá foi a caminhada que liga a praia mais badalada da cidade, Bondi Beach, à Maroubra Beach, uma praia de surfistas a 12 quilômetros dali. O percurso não tem nada de trilha no meio do mato. É um caminho com deques de madeira, bem feito como tudo na Austrália. Como há muitas praias lindas pelo caminho e vale a pena ir parando para conhecê-las sem pressa, um piquenique é uma ótima ideia. O caminho passa em Bronte Beach, Tamarama Beach, Clovelly Bay, Coogee Beach e também no Waverley Cemetery, um cemitério construído em cima de um penhasco. Várias dessas praias têm piscinas naturais e, quando o mar está mais agitado, é lindo ver as ondas entrando nas piscinas. Escolha sua preferida para estender a toalha e brindar com um Aperol Spritz.


blue-Mountains-National-Park-australia

02

Conhecer o Blue Mountains National Park

A menos de duas horas de Sydney fica este parque de 267 mil hectares que foi declarado patrimônio da UNESCO. Como o nome já indica, a região é cheia de montanhas e o cenário é muito lindo. Você pode cruzá-lo de teleférico, andar de trem pelos trilhos que antigamente eram usados para transportar o carvão mineral extraído das minas dos arredores ou se aventurar pelas trilhas. Elas passam por cachoeiras e cavernas, sempre com uma infraestrutura impecável. Vale a pena ir de tênis porque o lugar é enorme e cheio de coisas para fazer. Além de tudo, a entrada é gratuita.


03

Ver o pôr do sol no farol de Byron Bay

Uma das coisas mais legais de viajar de motorhome pela Austrália é que você pode ir parando em várias cidades e ficar em cada uma o tempo que quiser. Uma das minhas paradas foi em Byron Bay, que fica no estado de New South Wales, mas está a menos de uma hora da Gold Coast. A cidadezinha é um charme e foi um dos lugares que eu mais gostei de conhecer. Minha sugestão é fazer a caminhada até o farol. São só 4 quilômetros, mas como o percurso tem muitas subidas, o ideal é escolher uma hora do dia em que o calor não está tão intenso. Vale a pena se planejar para chegar lá para ver o sol se pôr num entardecer alaranjado com vista para Byron Bay e as praias ao redor.


04

Mergulhar na Grande Barreira de Coral

Conhecer a barreira de coral australiana é o programa mais imperdível da viagem. Como ela se estende por grande parte da costa nordeste, é possível pegar um barco até lá de diferentes cidades. Meu ponto de partida foi Airlie Beach, uma cidade super gracinha e cheia de mochileiros, albergues e campings. Você pode pegar um pequeno avião para conhecer a barreira de cima (e ver o famoso recife em formato de coração), mas eu escolhi mergulhar. Foi minha primeira experiência com cilindro, mas se você já tem certificado pode mergulhar a até 60 metros de profundidade. As empresas de turismo montam bangalôs no meio do mar, então você faz o curso lá mesmo e os passeios podem durar o dia inteiro. Encontrar o Nemo é garantido, além de tartarugas, peixes de todas as cores e tamanhos e quem sabe até um tubarão.


Whitsundays-australia-summer

05

Conhecer a intocada praia de Whitehaven

A praia no arquipélago de Whitsundays está sempre nas listas das mais lindas do mundo. Esse paraíso é tão preservado que não se pode nem pernoitar por lá. Os passeios saem do continente e voltam no mesmo dia. A areia é muito branca e dá para entender quando explicam que ela é 98% sílica pura. É definitivamente um dos lugares mais lindos da Austrália. O passeio que escolhi ainda fazia uma parada em Hamilton Island, onde você pode curtir algumas horas num resort tomando um super café de frente para o mar ou fazer um passeio de bicicleta antes de seguir para Whitehaven Beach.