Aperol Endless Summer

O guia definitivo da Aperol Spritz para um verão inesquecível na Costa Brava

Por - 20/07/2017

A Costa Brava, apesar do nome, tem praias banhadas pelo Mediterrâneo que parecem piscinas de tão calmas, com cores que oscilam entre o azul turquesa e o verde esmeralda. A apenas 100 quilômetros ao norte de Barcelona, ela se estende até a fronteira com a França, sendo formada por diversas cidadezinhas e dezenas de praias – algumas bem escondidas, outras superpopulares.

A beleza dramática da região – com grandes barreiras de pedras e vegetação repleta de oliveiras, lavandas e cactus – sempre foi fonte de inspiração. Truman Capote escreveu sua obra-prima, “A Sangue Frio”, em Palamós, um povoado conhecido mundialmente por suas deliciosas receitas gastronômicas com camarão. O azul dos quadros de Marc Chagall são baseados nas cores de Tossa de Mar, enquanto os cenários surreais de Salvador Dalí são reproduções dos visuais da costa. Dalí passava parte do ano na encantadora Cadaqués (foto acima), onde até hoje estão as casas em que viveu.

Para quem ama o verão e busca pequenas praias escondidas entre pedras (as chamadas calas), a Costa Brava é visita obrigatória. E para brindar o sol que sempre brilha por lá, preparamos junto com a Aperol Spritz este guia com dicas de festivais, restaurantes, praias e, claro, dos visuais mais surpreendentes da costa mediterrânea espanhola.

Foto: Proforma Books

01.
Explorar os caminhos da Ronda de Begur
Begur é uma das áreas mais solares da Costa Brava, com uma costa repleta de calas escondidas e pequeninas. A melhor maneira de explorá-las é andar pelos caminos de ronda – caminhos de terra batida ou escadarias cravadas nas pedras que conectam as praias – com vistas incríveis lá do alto. Um dos caminos mais bonitos fica entre Tamariu e Fornells, passa por praias como a Cala Marquesa e Aiguablava (foto) e tem cerca 10 km de extensão. Caso você não aguente o tranco debaixo do sol, pode parar para curtir em qualquer praia no meio do trajeto e voltar. Seja qual for a opção, o deslumbre visual está garantido.

Foto: Sarah Galvão

02.
Dar um mergulho em Aigua Xelida
O nome dessa pequena cala secreta com apenas 40 metros de faixa de areia não tem nada a ver com a realidade – pelo menos no verão. A Aigua Xelida, em Tamariu, conta com água quentinha e esverdeada. Num mar praticamente sem ondas você pode mergulhar em uma piscina natural cristalina, com peixes nadando ao seu lado. Tranquila e de areia branca, é tão pequena que não tem nenhum barzinho. Ou seja, leve uma garrafa de água e comidinhas para a hora da fome. Totalmente selvagem e maravilhosa, é o cenário mediterrâneo dos sonhos.

Foto: Oscar Vall / Arxiu Imatges

03.
Ver o pôr do sol em Cala Estreta
Entre Llafranc e Palamós, essa cala quase virgem tem um dos pores do sol mais bonitos da Costa Brava. Por causa do difícil acesso está quase sempre vazia, cenário perfeito para entrar em contato com a natureza selvagem da região. A única construção a vista é uma casinha bem antiga de pescadores. Saindo da praia de Es Castell há um camino de ronda para o norte. A caminhada até a Cala Estreta dura em torno 30 minutos, percorrendo as rochas com escadas de fácil acesso e passando por outras calitas, como a Corb e a dels Canyers. Atenção: é também uma das prediletas dos nudistas.

Foto: Ross Helen

04.
Brindar com Aperol Spritz no xiringuito Tragamar
Xiringuito é o nome que se dá ao tipo de restaurante pé na areia e que só funcionam durante o verão. O Tragamar – do famoso grupo catalão Tragaluz – oferece a típica comida da região: frutos do mar e melosas paellas. Localizado em frente à pequena praia de Calella de Palafrugell, o Tragamar tem mesas ao ar livre com uma incrível vista para as rochas dramáticas da costa mediterrânea. Trata-se do spot perfeito para pedir um Aperol Spritz para, em seguida, provar delícias como a tempurá de anêmonas do mar com algas, crocantes por fora e gelatinosas por dentro. A paella é outro must, bem dourada, com muito caldo e repleta de lagostins, mexilhões e lulas.
tragamar.com

05.
Fritar na Botigues dels Pescadors
A Cala S’Alguer é uma praia de pedras com águas transparentes e apenas 60 metros de comprimento. Essa antiga vila de pescadores ainda conta com conservadas casas brancas, construídas em 1521, hoje com portas e janelas de madeira coloridas. Não há nada além delas, somente o mar e as rochas rosadas de granito que envolvem essa charmosa e tranquila prainha. Para chegar até lá basta pegar o camino de ronda que sai da praia El Castell no sentido sul. A caminhada dura em torno de 20 minutos.

06.
Curtir festivais de música num castelo
Durante o verão na Costa Brava, o sol só se põe por volta das 22 horas. Além da praia, outra maneira deliciosa de curtir o fim do dia são os festivais de música. Apesar de acontecer no interior da Catalunha, eles têm line-ups e locações de cair o queixo. O Cap Roig (foto) rola durante os meses de julho e agosto num castelo na costa de mesmo nome, cercado de árvores e com vista para o Mediterrâneo. Com capacidade para 2 mil pessoas, a programação deste ano traz nomes como Pretenders, Wilco, Norah Jones e Woody Allen e sua banda. Já o Castell de Peralada, que também ocupa um castelo medieval com shows até o dia 17 de agosto, tem Bryan Ferry, Juliette Binoche e o cantor de flamenco Diego El Cigala.
caproigfestival.com
festivalperalada.com

07.
Brindar a vida no El Far
Um dos hotéis com as vistas mais impressionantes da Costa Brava também tem um restaurante perfeito para um almoço de verão. O El Far Hotel Restaurant fica em Llafranc, a cerca de 2 horas de carro de Barcelona. Localizado no alto de uma colina, parece um cenário de filme em que o azul e o branco dominam a paisagem. O restaurante serve delícias como o carpaccio de camarão com pistache e manga, além da tradicionalíssima paella. Peça um Aperol Spritz e vá para a varanda brindar a vida com os amigos com o azul Mediterrâneo como pano de fundo.
hotelelfar.com

Foto: Kavalenkava Volha

08.
Viajar no tempo com Tossa del Mar, a “Praia Medieval”
Já imaginou uma cidade medieval no meio da praia? Assim é Tossa del Mar. A Vila Vella, construída no século XIV, é altamente explorável, com suas fortalezas de pedra com vistas para o Mediterrâneo. Pule a praia principal e explore as pequenas calas rochosas de águas cristalinas, que são mais tranquilas e charmosas, a exemplo da Pola, da Cala des Bordims e da Es Codolar – está última fica abaixo da cidade medieval – oferecendo um contraste maravilhoso entre o mar turquesa e a secular construção de pedras.

09.
Passar uma noite no hotel Aigua Blava
Acordar de frente para o mar já energiza qualquer dia de verão. E no Hotel Aigua Blava é assim: situado na praia de mesmo nome, as águas cristalinas que dominam a vista das janelas das suítes são perfeitas para ver o tempo passar sem pressa. A imagem acima é exatamente o que você verá quando abrir a varanda pela manhã. Dentro dos quartos predominam o azul e o branco. E dali é fácil desbravar outras cidades imperdíveis , como a medieval Pals, a 20 minutos de carro rumo ao interior.
hotelaiguablava.com

10.
Encontrar a sua praia perfeita. E nós damos a dica!
Se você for a alguma praia na Europa e encontrar uma bandeira azul, saiba que ela é a praia perfeita. Desde 1987, a Fundação de Educação Ambiental dá a Bandeira Azul para as praias que atendem os seguintes critérios: qualidade da água para o banho, promoção de educação e gestão ambiental, informações para os banhistas, serviços completos (banheiros, restaurantes, primeiros-socorros) e total segurança para quem quer pegar sol. A Espanha continua na frente como o país europeu com mais praias com a Bandeira Azul: são 579 em 2017. Na Costa Brava, você pode encontrá-la em 28 lugares, como Tamariu, Llafranc (foto) e Cala Canyelles.

The Summer Hunter e Aperol se uniram para contar as histórias das pessoas e dos locais mais inspiradores do Brasil e do mundo que respiram a vibe do verão o ano todo. Aqui você confere entrevistas, guias de viagens e várias dicas para curtir durante ou fora da estação ensolarada. Acompanhe tudo na nossa página e também nos canais de Aperol, no Facebook e no Instagram (@aperolspritzbrasil). Confira ainda as playlists no perfil no Spotify: endlesssummerbr.

Populares