viagem

A Nova York de Raffaele Asselta, da Casa Diária

Por Fabiana Corrêa -

A cidade sempre foi referência para Raffaele Asselta que, junto com Raphael Dias, criou a Casa Diária, uma loja em São Paulo que se orienta pelo vacation lifestyle - e tem tudo a ver com viagens, seja para uma praia na Bahia ou para uma cidade escandinava. Em sua última ida a Nova York, mês passado, ele trocou os grandes museus e avenidas imensas por uma viagem mais intimista e passeios sem destino certo em que foi possível descobrir lugares novos. "Dez anos depois da primeira visita, o que faz brilhar meus olhos são as pequenas ruas, as lojas locais, os museus menores, os galpões do Brooklyn, o parque ao longo do rio, e (está bem!), a vista incrível do 70º andar do Rockfeller Center", diz Raffaele. Aqui, sua listinha para quem quer conhecer uma Nova York diferente.

O Noguchi Museum, que tem acervo de Isamu Noguchi| Fotos: Raffaele Asselta

Noguchi Museum

"Nessa última visita fui ao Queens e conheci o The Noguchi Museum, criado pelo renomado arquiteto, paisagista e artista Isamu Noguchi - e tornou-se um dos meus locais favoritos. O espaço conta com um belíssimo acervo do artista em meio a esculturas, instalações e um jardim mais tranquilo que salas de meditação. Vale a pena desviar o seu caminho (literalmente, já que por ali não tem mais nada para ver) e conhecer essa jóia e o trabalho de Noguchi."
Noguchi.org


No Queens, o MoMA PS1 não tem acervo, apenas exposições itnerantes | Foto: Divulgação

MoMA experimental

"Para quem começou o dia cedo e ainda está no pique de museu, uma caminhada de meia hora, ou uma rápida corrida de táxi, levam ao MoMA PS1, braço experimental do famoso museu. Também no Queens, o PS1 não pretende ter acervo em seu espaço e está aberto para novos artistas contemporâneos. Suas galerias estão espalhadas em um grande pátio e em um prédio que um dia foi uma escola pública (por isso PS1 = Public School One). No verão, sempre nas tardes de sábado, promovem a descolada festa Warm Up, que acontece durante dez finais de semana seguidos, e tem música eletrônica ao vivo."
momaps1.org


O Five Leaves, no Brooklyn, tem ostras frescas, panquecas e hambúrguer

Melhor hambúrguer

"Do PS1 é só pegar a linha G do metrô para o Brooklyn e descer na Nassau St. para almoçar em um dos meus restaurantes favoritos, o Five Leaves. O atendimento não é dos mais rápidos e, possivelmente, você vai ficar na fila para sentar. Mas estou apostando que, depois de dois museus, você provavelmente chegará fora do horário de pico. O restaurante com tema náutico do falecido ator Heath Ledger, é famoso pelas panquecas servidas no brunch e pelas porções de ostras frescas. Mas o que me faz parar ali sempre que estou na cidade é o saborosíssimo hambúrguer com cheddar e uma porção farta de batatas fritas. Um dos melhores que já comi."
fiveleaves.com


O A/D/O, união de loja, galeria e restaurante

Design lovers

"Foi andando pelas ruas de Greenpoint, logo após o almoço, que vi por uma entrada pequena, moças tirando muitas fotos no meio de colunas de espelho que pareciam uma instalação. Descobri por acaso um espaço da marca de carros Mini aberto ao público, voltado para o design. Como entrei pelos fundos, não tive noção real do tamanho. Trata-se do A/D/O, um grande galpão que abriga um café, restaurante, espaço de exposições, loja, mesas para reuniões e trabalho, além de uma sala fechada para membros da Mini. A loja, linda, tem produtos de design contemporâneo - e o cardápio do restaurante Norman me deixou com vontade de voltar para experimentar. Vale muito a visita se você for um apaixonado por design como eu."
a-d-o.com


O café da loja de produtos locais Upstate Stock

Produção local

"A duas quadras da A/D/O fica uma das lojas que estavam na minha lista. Na esquina da Berry St. e da 14th está a flagship da Upstate Stock, loja que se dedica a produtos de qualidade fabricados nos Estados Unidos, valorizando os pequenos produtores locais de roupas, cosméticos, perfumaria e decoração. E conta ainda com um café na entrada frequentado pelos moradores do entorno."
upstatestock.com


Os perfumes incríveis da loja da grife de fragrências Le Labo

Points de Williamsburg

"Depois de tudo isso, a dica é se perder pela ruas de Williamsburg, no Brooklyn. Os destaques: a loja-café da marca de perfume americana Le Labo, a imensa loja de música Rough Trade, a loja-fábrica dos lindos e deliciosos chocolates Mast Brothers, a cobertura do Whyte Hotel para tomar um drink apreciando a vista de Manhattan no pôr do sol. E quem sabe ainda assistir a um show no Music Hall of Williamsburg (o do Metronomy foi incrível)"
lelabofragrances.com
roughtrade
mastbrothers.com
whytehotel.com
musichallofwilliamsburg.com


Uma seleção de produtos para casa na Modern Anthology

Comprinhas

"No dia seguinte, se estiver ainda pelo Brooklyn, a loja Modern Anthology, em Downtown, traz uma seleção especial de marcas em um ambiente gostoso e foco na produção nacional. Roupas, velas, perfumes, posters, móveis e até geléias fazem parte da curadoria. A poucas quadras dali, a Regular Visitors inspira com produtos ligados ao bem-estar. Cosmética, itens para casa e uma seleção impecável de livros e revistas. Como toda boa loja americana, também tem seu café."
modernanthology.com


A Usagi, loja, café e galeria de arte no DUMBO

Sob a Manhattan Bridge

"Se chegou a hora do almoço e a idéia é uma refeição despretensiosa, pode dirigir-se à Dumbo, badalada região do Brooklyn aos pés da Manhattan Bridge (Dumbo significa Down Under the Manhattan Bridge Overpass). Ali tive uma surpresa com o Usagi, um espaço que junta galeria de arte, loja de livros, utensílios e café com inspiração oriental. No almoço, servem bento, pratos individuais tradicionais de culinária japonesa, e um saboroso matchá. Nas prateleiras, prevalecem os livros e ítens de design japonês e, periodicamente, a Usagi traz jovens artistas para expor na galeria."
usaginy.com

As araras repletas de roupas da Front General Store | Foto: Divulgação

"A poucas quadras do Usagi, a loja Front General Store é paraíso dos amantes de brechó. Muita peça garimpada deixa essa loja lotada e exige tempo para quem quer olhar tudo. Araras cheias de roupas e prateleiras com acessórios, ítens de decoração e utilidades domésticas estão por todo lado."
frontgeneralstore.com

"Se já estiver chegando a hora do pôr do sol, dê uma passada no One Girl Cookies para pegar o delicioso Pumpkin Whoopie Pie, um bolinho doce de abóbora recheado com cream cheese que eu faço questão de comer sempre que estou por lá, e vá para o parque da Brooklyn Bridge. Ver o sol descendo ali no skyline de Manhattan é emocionante."
@onegirlcookies