viagem

14 motivos para visitar Seychelles, onde é verão o ano todo

Por Rangel Vilas Boas -

Na procura de um paraíso ensolarado, encontramos Seychelles. Nesse arquipélago composto de 115 ilhas, localizado ao norte e nordeste de Madagascar, no Oceano Índico, no meio do caminho entre a África e a Índia, é verão o ano todo. A variação de temperatura nos doze meses do ano é mínima, com os termômetros sempre marcando em torno dos 27ºC. Os melhores meses para visitar, no entanto, são junho e julho, quando a umidade está menor e os ventos mais refrescantes. Motivos não faltam para conhecer essas ilhas. Aqui, listamos 14 deles.

seychelles-BeauVallon

01

Um dia na praia

Mahe, a maior das ilhas, é um charme. Há nada menos do que 65 praias por lá. As mais populares estão ao norte, a exemplo da Beau Vallon, uma das nossas preferidas. As praias do sul são mais afastadas e, portanto, mais tranquilas.


seychelles selwyn clarke market
Panoramio

02

O mercado de Selwyn Selwyn-Clark

Não faça pouco caso da capital, Victoria, pois é uma viagem no tempo. É onde a maior parte da população local vive, com muitas opções de bares e restaurantes. Algumas atrações turísticas são obrigatórias, a exemplo do mercado Selwyn Selwyn-Clark (acima), repleto de especiarias, frutas da estação e peixes frescos. Um jeito bem saboroso de conhecer a cultura gastronômica local.


03

O luxo dos hoteis de Praslin

Os resorts mais luxuosos estão em Praslin, a segunda maior ilha. Ali, as praias são ainda mais intocadas e preservadas do que as de Mahe. Nossos hoteis preferidos: o Raffles e o Constance Lemuria (foto).
raffles.com
constancehotels.com


seychelles-coco-do-mar
Evenfh

04

Os cocos gigantes em Valle de Mer

Ainda em Praslin, há um parque chamado Valle de Mer. O nome do parque se dá por conta do "coco de mer" (em português algo como “coco-do-mar”). O fruto por si só é uma atração: para se ter ideia, possui a maior semente do mundo.


Alin Meceanu on Unsplash

05

A exclusividade de Anse Georgette

Há uma praia muito, mas muito preservada e exclusiva em Praslin, chamada Anse Georgette. Se você não estiver hospedado na ilha, precisará ligar com antecedência para avisar a que horas pretende visitar. Para tanto sacrifício, é de se imaginar o quão intacto são o mar e a areia do lugar.


seychelles-Anse-Lazio-Beach

06

Almoço em Anse Lazio

Pera que tem mais coisa em Praslin! Outra praia imperdível é Anse Lazio, que não precisa de tanta burocracia para visitar e dá pra chegar de carro. Fica ali um dos restôs mais hypados da ilha, o Bonbon Plume.


07

Bike tour em La Digue

La Digue é a terceira maior ilha, mas dá para conhecê-la toda em um passeio de bicicleta. Inclusive, a bike é o principal meio de transporte do lugar. Há também uns carros de bois. Resumindo, La Digue é quase uma pintura naif.

seychelles-La-Digue


seychelles-Anse-Source-d-Argent

08

Pôr-do-sol em Source D'Argent

Chegamos agora à mais célebre das praias: Anse Source D’Argent, em La Digue. Você vai considerar a praia mais bonita do mundo. O cenário é paradisíaco e conta com enormes rochas de granito, um mar aberto, calmo e de muitos tons de azul e verde. As trilhas pela costa são o ponto alto deste passeio.


Atol-de-Aldabra-Tortoise-Curieuse-Is

09

As tartarugas de Atol de Aldabra

Patrimônio Mundial da Unesco, o Atol de Aldabra é lar de cerca de 150 mil tartarugas gigantes. Trata-se da maior população de réptil no mundo. Só faça a besteira irracional de ficar tirando selfie com o bichinho.


10

Mergulho livre

Não dá para ignorar a prática do mergulho em Seychelles. É simplesmente um dos melhores locais da Terra para fazer o mergulho livre ou apreciativo, aquele em que você não precisa de equipamentos como cilindro, somente máscara, snorkel e nadadeiras. Nos meses de abril, maio, outubro e novembro é quando as águas estão mais claras e, portanto, a visibilidade é ainda melhor.


seychelles Morne Blanc

11

Hiking em Morne Blanc

Se ficar parado não é muito do seu feitio, há esportes radicais, como escalar paredões, fazer trilhas no Morne Blanc, remar num caiaque e voar com um jet ski sobre o azul do mar – e assim também se queima as calorias do jantar do dia anterior.


seychelles-bird-island

12

Os pássaros de Bird Island

O nome já diz tudo: Bird Island, uma ilha que até o final de março possui 700 mil pássaros prontos para botar seus ovinhos. Depois do nascimento dos bebês, eles ficam pela ilha até outubro. Faz zoológico perder o sentido de existir.


seychelles-Portrait-Boat-At-CocoIsland

13

Passeio de barco

Quem gosta do balanço do mar também passa muito bem: há passeios de barco de todos os tipos e com os mais exclusivos serviços. Inclusive é possível contratar passeios privado: para quem estiver em clima de romance, um jantar a luz de velas num iate, para quem quiser beber e dançar, não hesite em fazer a festa em alto-mar.


seychelles-helicopter-1

14

Seychelles vista do alto

Cansou de andar? Então voe: outra experiências que não dá pra deixar de ter é fazer os passeios de helicóptero. Pode deixar esse para os últimos dias, quando você já estiver com calos nos pés e com o bronze na medida certa.
zilair.com

Crédito de todas as fotos: divulgação, exceto quando assinaladas.


Baixe o Sonder e fique por dentro de tudo que acontece ao seu redor
iOS: bit.ly/sonderios
Android: bit.ly/sonderdroid