Vibes

10 atrações imperdíveis pra você virar na Virada

Por
Peu Araújo
Em
18 maio, 2018

Dentre as cerca de mil atrações, selecionamos as 10 mais incríveis pra você curtir esta 18º Virada Cultural, entre as 18h de sábado (19) e 18h de domingo (20)

A gente sabe que ainda não é possível estar em dois lugares ao mesmo tempo, mas em dia de Virada Cultural, que rola em São Paulo das 18h deste sábado (19) às 18h do domingo (20), este é o desejo de muita gente nas 24 horas de atrações pela cidade. Bom, não vamos conseguir resolver este pequeno probleminha da clonagem, mas podemos te ajudar a ser menos barata tonta na hora de escolher os shows e festas que vai curtir. Separamos 10 atrações para tentar acalmar seu coraçãozinho confuso. Vem com a gente.

01

As minas do Ruído Rosa Aparelhagem | Foto: Don Salvatore

Soundsystem das minas

A pista de skate da Chácara do Jockey terá uma programação dedicada ao reggae e suas vertentes. Quem segura o grave do sistema de som no início da festa, das 18h até meia-noite, são as minas dos coletivos Feminine Hi-Fi, Ruído Rosa (foto) e Sound Sisters. Mulheres nos toca-discos, na produção e em todo o processo.
Data: Sábado (19) | Hora: 18h | Endereço: Chácara do Jockey. Avenida Professor Francisco Morato, 5257, Vila Sônia


02

A rainha Leci Brandão | Foto: Divulgação

Pagode de responsa

Também abrindo os trabalhos, mas do outro lado da cidade, na zona leste, tem um encontro memorável de pagodeiros no estacionamento da Arena Corinthians, em Itaquera. O Katinguelê se junta com o Sampagode e a rainha Leci Brandão (foto) para começar a noite de sábado daquele jeito.
Data: Sábado (19) | Hora: 18h | Endereço: Estacionamento da Arena Corinthians. Avenida Miguel Ignácio Curi, 2492, Vila Carmosina


03

Rabo de Galo | Foto: Larissa Zaidan

Haja agulha

No charmoso coreto da BM&F, na Praça Antônio Prado, vai rolar dezoito horas de discotecagem dedicada aos discos de vinil. Batizado de Alvoroço, o palco começa às 18h com o Rabo de Galo (foto), festa de música brasileira capitaneanda por este que vos escreve e que receberá Daniel Cantagalo, que desembarca de Fortaleza com seus forrós raros direto no centro de São Paulo, e DJ Teiu, um dos mais promissores DJs paulistanos, com apenas 14 anos. A partir da meia-noite é a vez da Veneno, festa que mistura brasilidades, latinidades e africanismos. Eles se juntam à Wahwah, dedicada à psicodelia dos anos 1960, 70 e 80. A partir do meio-dia do domingo (20) é a vez da Entrópica, festa de afrobeat, afro-funk, cumbia e vertentes mais dançantes do jazz.
Data: Sábado (19) e domingo (20) | Hora: Sábado a partir das 18h e domingo a partir do meio-dia | Endereço: Coreto da BM&F. Praça Antônio Prado, Centro


04

O bloco Tarado Ni Você no último Carnaval de SP | Foto:Victor Moriyama

Tarado ni Caetano

Imagina você ter uma banda cover dos Beatles e um dia ter a oportunidade de subir ao palco com Paul McCartney. É bem isso que vai acontecer com o bloco de Carnaval Tarado Ni Você neste sábado (19). Dedicados ao repertório de Caetano Veloso, eles sobem pela primeira vez em um trio elétrico com o cantor baiano para um cortejo no centro. Fundado em 2013, o bloco é um dos que mais leva pessoas às ruas de São Paulo durante o Carnaval.
Data: Sábado (19) | Hora: Concentração às 20h e saída às 21h | Endereço: Concentração na esquina da Rua da Consolação com a Rua Sergipe e percurso até a Rua Xavier de Toledo


05

ÀTTØØXXÁ | Foto: Rafael Ramos

HVY BL NSS PRR

O início da madrugada terá muito baile funk, pagodão baiano e outras vertentes eletrônicas dançantes. Criada pelo DJ e produtor Leo Justi, a consagrada festa carioca Heavy Baile recebe neste sábado (19) no palco principal da Chácara do Jockey os baianos do ÀTTØØXXÁ (foto), donos de “Poupa da Bunda”, hit do verão de 2018.
Data: Sábado (19) | Hora: 23h59 | Endereço: Chácara do Jockey. Avenida Professor Francisco Morato, 5257, Vila Sônia


06

06-Antonio-Carlos--Jocafi

Discaço na íntegra

O Palco Boulevard São João, no centro, se prestará a receber artistas em apresentações de obras completas, àqueles álbuns clássicos tocados de cabo a rabo. No início da madrugada do domingo (20), os cearenses do Cidadão Instigado executam da primeira à última faixa do ensolarado, dançante e já clássico UHUUU!, de 2009, o terceiro disco do grupo. O palco recebe ainda a dupla Antonio Carlos & Jocafi (foto), mandando ver no lindíssimo Mudei de Ideia, de 1971, e na tarde de domingo tem a Nação Zumbi tocando o Afrociberdelia.
Data: Domingo (20) | Hora: 1h30 | Endereço: Boulevard São João. Avenida São João, 300, Centro


07

Aláfia | Foto: Ste Frateschi

Várias gerações

Um baile black de responsa. O Aláfia (foto), mega-grupo afrofuturista convida o eterno guitarreiro Luís Vagner para uma apresentação inédita no centro. O cantor e guitarrista gaúcho é responsável por clássicos dos anos 1970 e 1980 como Fusão de Raças e Conscientização. O Aláfia, fundado em 2011, lançou três álbuns, entre eles a obra-prima Corpura, uma resistência negra em 11 faixas. O palco dedicado ao groove terá também Tony Tornado e o encontro da Black Mantra com Gerson King Combo.
Data: Domingo (20) | Hora: 1h30 | Endereço: Palco Groove. Alameda Barão de Limeira, s/nº


08

Metá Metá | Foto: Fernando Eduardo

Música lindamente esquisita

O CCSP (Centro Cultural São Paulo) está na programação da Virada Cultural com 15 apresentações em seu teatro 360º. Entre elas tem a incrível junção do incansável Metá Metá (foto) com Tantão e os Fita, umas das figuras mais interessantes da música contemporânea, quase um inclassificável da música que já tentaram definir como experimental, post punk, free punk e não é nada disso e tudo isso ao mesmo tempo. O local ainda terá Negro Léo, Diomedes Chinaski, Luedji Luna, entre outras atrações. Taí uma boa desculpa para cabular o almoço de domingo em família.
Data: Domingo (20) | Hora: 12h | Endereço: Centro Cultural São Paulo. Rua Vergueiro, 1000, Paraíso


09

Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz| Foto: Divulgação

Tão lindo que nem precisa cantar

O Projeto Coisa Fina, que se debruça na obra de grandes compositores brasileiros do jazz e da música instrumental, entre eles o maestro Moacir Santos, recebe o músico, compositor, arranjador e cabulosíssimo Letieres Leite (foto), linha de frente da Orkestra Rumpilezz, uma das pesquisas mais profundas e sensíveis da origem da música negra no Brasil. O palco, dedicado ao jazz e à música instrumental terá ainda apresentações do trombonista Bocato e do pianista João Donato.
Data: Domingo (20) | **Hora: 13h30 | Endereço: Jazz & Instrumental. Esquina da Rua Conselheiro Crispiniano com Rua 7 de Abril


10

O grupo Filosofia de Rua | Foto: Facebook

Nostalgia hip-hop

A estação São Bento, no Centro, é o lugar mais importante para o hip-hop em São Paulo. Era ali que os DJs, MCs, B-boys e grafiteiros trocavam e somavam ideias e fomentavam uma cultura que dura três décadas. O espaço recebe nesta Virada Cultural 12 atrações relacionadas ao movimento e fecha o baile com Doctor MC’s, autores de “Tik Tak”, um dos maiores clássicos do rap nacional, e Filosofia de Rua (foto), que cantam “Histórias do Coração”, outro hino do gênero. O palco ainda terá MC Jack e Branco P9.


Data: Domingo (20) | Hora: 18h | Endereço: Hip Hop São Bento. Largo São Bento com a Rua São Bento

Foto de abertura: 10º Virada Cultural/Nelson Antoine Milenar/Divulgação

abandono-pagina
No Thanks