Paramente, paramotor, paraquedismo ou asa-delta? Veja qual combina mais com você e tire os pés do chão na Região dos Lagos, no litoral fluminense.
Tirar os pés do chão, sentir a adrenalina nas veias e deixar fluir: ver o mundo do alto é sempre uma experiência transformadora. Com uma das paisagens mais incríveis do litoral brasileiro, Búzios tem as condições ideais pra voar de várias modalidades.

Solte suas asas: parapente na Região dos Lagos
O voo duplo de parapente (semelhante a um paraquedas, sem motor) costuma ser o primeiro contato com esse esporte. Acoplado ao instrutor, que comanda um equipamento reforçado pra aguentar duas pessoas, o marinheiro de primeira viagem só precisa colaborar com uma corridinha na hora da decolagem, de uma rampa. Depois, é sentir o vento no rosto e flutuar. Com instrutores certificados pela Confederação Brasileira de Voo Livre (ABVL), a Rota de Voo (@rotadevoo), de Búzios, faz voos panorâmicos sobre a Região dos Lagos, decolando de Sampaio Correia, ao sul de Saquarema. A duração é de 10 minutos a uma hora, dependendo das condições meteorológicas.

Só leveza: como voar asa-delta em Búzios
A Búzios Escola de Asa Delta (@buziosescoladeasadelta) ensina quem quer voar por conta própria e também faz voos duplos, com instrutores credenciados pela ABVL. Antes da decolagem, de uma rampa 180 metros acima do nível do mar na Serra das Emergências, rola uma aulinha básica, na qual o “passageiro” aprende sobre o equipamento e suas funcionalidades, meteorologia, segurança em voo, pouso e decolagem. O voo dura entre 15 e 20 minutos, com pouso na Praia de Tucuns, em Búzios.

O céu é o limite: voo de paramotor em Saquarema
A diferença entre o paramotor e o parapente é, como o nome sugere, o motor. Como ele está equipado com uma hélice, não precisa decolar de um pico alto. Ou seja, dá pra começar e terminar na praia mesmo, o que faz com que algumas pessoas se sintam mais seguras. Radicado em Saquarema, o instrutor Pedro Jr., da Paramotor Saquarema (@paramotorsaquarema), faz voos duplos pelos cenários mais bonitos da capital fluminense do surf.

Salto de paraquedas em Búzios: adrenalina na veia
Pra quem quer ir mais alto e sentir a adrenalina jorrar, a modalidade mais indicada é o skydive, ou paraquedismo. O instrutor Gustavo Leiros, da Sky Búzios Paraquedismo (@skydivebuzios) faz saltos duplos e dá cursos, tendo toda a península de Búzios como pano de fundo.