Em parceria com a Pinacoteca de São Paulo, a gente lista artistas que estão transformando as artes plásticas no Brasil.
Vem se atualizar sobre o que está rolando de mais interessante nas artes plásticas no Brasil. Alguns desses nomes estarão em Era uma vez: visões do céu e da Terra, uma exposição coletiva pra refletir sobre o fim do mundo e a imaginação de outros mundos. A mostra traz nomes da arte contemporânea, e acontece na Grande Galeria do edifício Pina Contemporânea, a partir de skijexta-feira, dia 25 de outubro.
Xadalu Tupã Jekupé


Nascido em Alegrete (RS), esse artista indígena se vale de elementos de serigrafia, pintura, fotografia, bem como de objetos, pra traduzir em arte urbana o conflito entre a cultura indígena e ocidental nas cidades.
Jota Mombaça


Natalense radicada entre Lisboa e Amsterdã, essa artista interdisciplinar e escritora aborda questões de gênero, raça e colonialidade.
Yhuri Cruz


Artista visual, escritor e dramaturgo com base no Rio de Janeiro, busca em arquivos e documentos históricos insumos pra suas esculturas, escritas, objetos e proposições performativas, que discutem a diáspora negra no Brasil e no mundo.
Gabriel Massan



O artista brasileiro que chamou a atenção de Madonna — ele assina o vídeo-instalação reproduzido enquanto a diva cantava Bedtimes story na Celebration Tour — viaja entre esculturas, desníveis e texturas que remetem à experiência imersiva de dentro das telas. Nascido em Nilópolis, na Baixada Fluminense, e radicado em Berlim, está em cartaz com exposição individual na Pina Contemporânea até 2 de fevereiro.
Ventura Profana

Baiana, artista visual, cantora, compositora, escritora, performer e pastora missionária evangelista que “profetiza a multiplicação abundante da vida negra e travesti”.
Uýra Sodoma


Essa premiada artista indígena de Manaus também é bióloga, mestra em Ecologia da Amazônia e educadora nas comunidades tradicionais. Utiliza o corpo como suporte pra narrar histórias de diferentes naturezas via fotoperformance, performance e instalações.
Mariana Rocha


O mar, os moluscos e as criaturas das profundezas imaginárias marcam o trabalho dessa artista de Niterói (RJ). Mestre em Artes Visuais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, investiga a relação entre corpo, oceano e fauna marinha.