diversão & arte

Com imagens impactantes, Mostra SP de Fotografia debate a polêmica do lixo plástico

Por Laura Cesar -

Em Fernando de Noronha – um dos destinos mais procurados durante o verão brasileiro –, embalagens de sucos, água, alimentos e cosméticos espalhados pelas praias chamaram a atenção da fotógrafa e moradora Michele Roth. Fora o lixo produzido na própria ilha, grande parte dos rótulos encontrados trazia nomes de marcas do Senegal, da Jordânia, do Japão, dos Estados Unidos e da Malásia. Se esses resíduos viajaram milhares de quilômetros pelo mar ou se foram descartados por embarcações próximas até chegarem à costa é difícil saber, mas Michele fotografou cada um deles. As imagens impactantes dessa cobertura compõem uma das vinte exposições presentes na 9ª edição da Mostra SP de Fotografia, que ocupa as ruas, as lojas, os restaurantes e os espaços culturais da Vila Madalena, em São Paulo, entre os dias 3/7 e 4/8. O tema: o lixo plástico, um dos maiores desafios ambientais desse século 21, registrado por alguns dos maiores e mais premiados fotógrafos brasileiros.

Um dos trabalhos mais chocantes da 9ª Mostra SP de Fotografia assinado pela fotógrafa Michele Roth

Entre os participantes, o fotógrafo da National Geographic Luciano Candisani, com registros que alertam pra preservação de territórios, culturas e ecossistemas em risco. O objetivo é promover um debate sobre o uso e descarte do lixo plástico, o sufocamento dos oceanos, o microplástico e as enormes conseqüências pro meio ambiente. É por isso que, além de trabalhar essas questões pela visão artística e fotográfica, o evento realizará ao longo do mês entrevistas, palestras e workshops com curadoria da jornalista ambiental Paulina Chamorro.

O primeiro encontro será com os fotógrafos ativistas de Fernando de Noronha Doug Monteiro, Luiza Sampaio e Michele Roth, a autora das fotos citadas no começo deste post. Os três participam da mesa “Paraísos Contaminados”, no dia 5/7, sobre a poluição plástica em Noronha. Na semana seguinte, a programação segue com a presença da família Schurmann, que há mais de três décadas faz expedições pelos mares do mundo.

Imagem da fotógrafa Luiza Sampaio, uma das convidadas da mesa “Paraísos Contaminados”, sobre poluição plástica em Fernando de Noronha

É a primeira vez em nove anos que o evento abraça uma causa ara festejar a produção brasileira de fotografia. “O plástico é um dos grandes problemas ambientais do século. Os números são alarmantes e a previsão dos pesquisadores é que a produção de plástico dobre nos próximos dez anos. Chegou no limite e temos que fazer isso daqui pra frente: usar o nosso ambiente da Mostra pra convocar a fotografia brasileira pra temas urgentes”, conta Fernando Costa Netto, jornalista, fotógrafo e fundador da Mostra SP de Fotografia.

As exposições, rodas de conversas e outras atividades são gratuitas e abertas ao público. Mais informações no instagram da Mostra.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Paraísos plastificados
Fernando de Noronha vista pela lupa do lixo plástico revela que nem os paraísos estão livres. Com os fotógrafos Michele Roth, Luiza Sampaio e Doug Monteiro.
Data: 05/07

Voz dos oceanos
Sobre a nova aventura da Família Shurmann, que há mais de 3 décadas viaja pelos mares do mundo.
Data: 10/07

Caminhada rios e ruas
Um passeio ao longo do leito do Rio Verde, que corta a Vila Madalena sob o asfalto. A caminhada será conduzida pelo arquiteto José Bueno e o geógrafo Luis de Campos Jr.
Data: 13/07

Prais e o plástico
Mesa apresenta o projeto global da ONU Meio Ambiente, Mares Limpos, e da Ecosurf, um dos principais e mais antigos projetos de limpeza de praia do país.
Data: 20/07

Rios - Espelhos da sociedade brasileira
Uma conversa sobre a contaminação plástica nos rios brasileiros. Com o artivista Eduardo Srur e as ONG's SOS Mata Atlântica e FAS, com o Vitor Fasano.
Data: 18/07

Plástico pelo mundo
WWF apresenta os dados do seu principal relatório sobre o plástico no mundo + conversa entre a jornalista Paulina Chamorro e o fotógrafo da National Geographic Luciano Candisani.
Data: 25/07

Economia circular
Bate-papo sobre as novas formas de trabalhar os resíduos nas grandes cidades. Convidados: Fundação Ellen MacArthur; Xexéu Tripoli; Coopamare/ Thaide - Recicla Sampa; BOOMERA
Data: ainda não divulgada


Trabalho do fotógrafo Apu Gomes
Foto do carioca Yan Boechat