O estilo kitsch, o fetiche e os ares de decadência do motel de beira de estrada dos EUA agora são referência de design.
O ar de abandono. Os interiores ultrapassados. A luz que cria sombras e um clima meio melancólico. Cenário de Paris, Texas; Thelma e Louise; Despedida em Las Vegas e muitos outros ícones do audiovisual, o motel de beira de estrada é mais do que parte da cultura pop dos Estados Unidos: é um símbolo visual da liberdade possível que vem sendo resgatado e cultuado.
Motel aesthetics
· Letreiros de neon vintage.
· Fachadas coloridas e geométricas.
· Elementos kitsch ou retrô.
· Tipografia bold, cursiva, ou inspirada em diner signs.
· Colchas floridas.
· Móveis de fórmica.
· Cabeceiras volumosas.
· Carpetes desgastados.
· Iluminação âmbar.
· Telefone fixo.

O modesto motel de beira de estrada — que uma geração mais velha talvez considere ultrapassado, na melhor das hipóteses — passou a atrair um novo grupo de jovens fãs, encantados pelo espírito das viagens on the road.
Fonte: trecho da reportagem “Motels Are Having a Moment” (The New York Times)
VACANCY: a volta do motel
Na pandemia, muitas pessoas passaram a ver os motéis como uma opção mais segura do que hotéis tradicionais, por oferecerem mais privacidade e quartos com entrada direta da rua.


Efeito Miranda July
O livro sobre o qual todo mundo está falando, De quatro, também tem tudo a ver com isso. É neste espaço que a personagem se perde e se encontra.

Alimentando o hype
· Reality shows sobre a renovação de motéis, como o Motel rescue.
· Páginas no Instagram que celebram o design dos motéis.


Surfando nessa nova onda de interesse de uma nova geração, vários motéis estão sendo renovados nos Estados Unidos, com uma releitura atualizada dessa estética e serviços extras, como spa e amenidades de qualidade. Bons exemplos são o Bluebird Spa City Motor Lodge, no estado de Nova York, e as unidades do Nomada Hotel Group, na Califórnia.

Comida de motel
No Brasil, um exemplo dessa tendência é o novo restaurante da chef Renata Vanzetto em São Paulo, o Motel, com clássicos reinventados e estética retrô.



Crédito imagem de capa: Unsplash