Anda insatisfeito com a volta ao escritório? Pense por outro lado: desse contato diário podem sair amizades que vão marcar a sua vida profissional e pessoal.
A possibilidade de fazer anywhere office integral ou parcialmente melhorou a qualidade de vida de muita gente. Mas algo se perdeu pelo caminho. Ao trocar o calor humano por telinhas, ficou mais difícil fazer e/ou manter amigos no trabalho.
Cafezinho no corredor, happy hour, um ombro pra desabafar sobre o chefe, uma mãozinha pra terminar aquele projeto, as sacadas do colega da mesa ao lado: muita gente que iniciou a carreira trabalhando remotamente nem sabe o que é isso.

Ter amigos no trabalho torna o ambiente mais saudável
Em 1993, quando o Zoom nem existia, a Gallup publicou uma lista dos 12 elementos que tornam um local de trabalho saudável. Um dos itens era poder afirmar: “tenho um melhor amigo no trampo”. Isso pode significar 7 vezes mais satisfação com o emprego e menos cortisol, o hormônio do stress.

De acordo com pesquisa recente da Wildgoose, empresa britânica especialista em formação de equipes, 57% das pessoas acham que ter um melhor amigo na “firma” torna o trabalho mais agradável; 22% se notam mais produtivas e 21% acreditam que melhora a criatividade.
“Amigos do ensino médio e da faculdade se conectam por meio de festas, crushs e o processo de amadurecimento. Mas os amigos do trabalho surgem através das ideias. E eles podem ser mais fáceis de encontrar no início de uma carreira”, diz Emma Goldberg, que escreve sobre trabalho no New York Times.
Mais benefícios de cultivar amigos no trabalho
Além de ser mais fácil fazer amigos no trabalho ––– e em qualquer lugar ––– quando somos mais jovens, é justamente no início da carreira que mais precisamos criar essas conexões, que nos ajudam a amadurecer como pessoas e profissionais. Pra muita gente, essas primeiras amizades no emprego acabam sendo duradouras e/ou marcantes.