Você fica perdido quando sai totalmente do seu roteirinho de afazeres diários? Não é à toa. No meio do caos do mundo, se apegar ao previsível dá uma paz…
Você já deve ter ouvido falar que a rotina é algo fundamental na vida de uma criança: saber quando vai ser alimentada, dormir sempre na mesma hora, entender a hora de brincar… Pra boa parte dos adultos, seguir um roteirinho diário é igualmente importante pra baixar a ansiedade e fazer a vida fluir melhor. Aqui, a gente fala sobre o lado solar de ter uma rotina.

Todo dia ela faz…
Criar uma agenda de tarefas domésticas e de trabalho, incluindo aí a hora de treinar, de ler um livro, de pagar os boletos e até de socializar é uma boa forma de começar a criar uma rotina. Depois de um tempo, os afazeres diários são naturalizados e fica mais fácil fazer tudo caber no seu dia, o que contribui pra reduzir o stress e a ansiedade.

Tempo pra pensar
Assim como criamos rotinas com exercícios físicos, também pode ser interessante agendar um tempo pra pensar sobre o que tem provocado preocupações ou desconforto. Ter esse hábito ajuda a não deixar os problemas virarem uma bola de neve.

Turbo na criatividade
Ao transformar a sua rotina em um processo que não exija um grande planejamento estratégico e dezenas de pequenas decisões diárias, você libera sua mente pra criar coisas mais importantes.

Ar fresco
O bom de ter uma rotina é, também, poder quebrá-la de vez em quando e se beneficiar da sensação de frescor que sentimos ao viver uma nova experiência, algo que não acontece quando cada dia é diferente do outro. Não à toa, pessoas que viajam por longos períodos acabam ficando entediadas ou anestesiadas diante das novidades.