Vibes

A (nova) volta do crochê

Por
The Summer Hunter Staff
Em parceria com

Entenda o novo hype dos tons vibrantes e da textura retrô do crochê, esse ícone dos anos 1970 que vai colorir o próximo verão.

Uma das décadas mais inspiradoras em termos de comportamento, música e cultura pop, os anos 1970 também nos deixaram alguns ícones atemporais da moda que podem até dar uma sumidinha de vez em quando, mas sempre voltam a sair do armário pra colorir as nossas vidas: um deles é o crochê.

Outro tipo de tendência

Crochê é a nova tendência
Créditos: Nick Fewings / Unsplash
Crochê é a nova tendência
Créditos: Gabriella Clare

O atual revival do crochê, no entanto, rolou em um contexto diferente. Mais do que o relançamento de uma tendência de consumo inspirada em décadas passadas, essa volta por cima partiu do interesse pela técnica em si.

Crochê com as próprias mãos

Crochê é a nova tendência
Créditos: Unsplash

Durante o isolamento, na fase mais aguda da pandemia, muita gente encontrou nos trabalhos manuais uma forma de expressar a sua criatividade e passar o tempo de um jeito produtivo. Uns fizeram pão. Outros, crochê.

Meditação com agulha

Crochê é a nova tendência
Créditos: Unsplash

Por exigir concentração e foco, além de um ritmo e regularidade pra construir uma textura ponto a ponto, o crochê também passou a ser encarado como uma forma mais lúdica e prática de exercitar a presença plena — o mindfulness. Ao invés de meditar, crochetar.  

Não tardou para que as “obras” das novas crocheteiras viralizassem nas redes sociais. Com isso, a procura pelas peças também explodiu. E essa demanda foi prontamente atendida por marcas que prezam peças mais artesanais. Resultado? Roupas e acessórios repletos de nostalgia e fofura.

Crochê na praia

Crochê é a nova tendência
Créditos: Divulgação

Malibu, Formentera, Tulum, Hvar… o verão 2022 no Hemisfério Norte foi marcado pelas texturas e cores vibrantes do crochê em bucket hats, tops, saias, vestidos, conjuntinhos, bolsas, braceletes e até na beachwear.

Ponto pra elas

Créditos: Reprodução
Crochê é a nova tendência
Créditos: Reprodução

Das cantoras Rihanna —sempre ela — e Dua Lipa, passando pelas atrizes Bruna Marquezine e Camila Queiroz, foram incontáveis as celebridades que compartilharam looks sexy e divertidos de crochê recentemente.

Não confunda

Crochê é a nova tendência
Créditos: Nykeya Paige / Unsplash

Diferente do tricô, que requer duas agulhas, o crochê é feito com uma única agulha de gancho e se diferencia por uma trama geralmente mais aberta, com linhas mais grossas que permitem executar vários tipos de pontos e tecer texturas diferentes em uma mesma peça.


Calzedonia

abandono-pagina
No Thanks