Vibes

Ansiedade de viagem: quais são os sintomas dessa sensação?

Por
Adriana Setti

Explorar o mundo é o que você mais gosta. Mas bate uma ansiedade de viagem tão feroz que, em certos momentos, chega a pensar em desistir. Respire: não é só com você.

Enquanto você arruma a mala, as nóias vão dando rasantes na sua cabeça. E se tiver overbooking? E a comida do gato? E se minha grana não der? Vão me barrar na imigração? Vou conseguir me comunicar? Diarreia, náusea, insônia, dificuldade de concentração e ataques de pânico estão entre os sintomas da ansiedade de viagem.

Essa condição vem, principalmente, do medo de visitar um lugar desconhecido e sair da sua zona de conforto. Também pode ser turbinada pelo stress do planejamento e afetar até quem não vem de um histórico de ansiedade ou teve más experiências em viagens anteriores.

Medo de voar

via GIPHY

O medo de viajar de avião é um gatilho frequente de ansiedade. Pra quem sofre desse mal na sua forma moderada, se distrair durante o voo — música, filmes, séries, livros, podcasts, meditações — ajuda. Mas, se é grave, vale a pena procurar a ajuda de um especialista.

Planejamento pra evitar a ansiedade de viagem

via GIPHY

Se a sua ansiedade bate antes da viagem, capriche no planejamento, contrate um bom seguro-viagem e faça check lists. Dessa forma, você se sentirá mais confiante. Nos momentos de aflição, foque nos motivos pelos quais ama viajar e revisite trips antigas através de fotos e vídeos. Pense bem: quem vive numa grande cidade brasileira está preparado pra tudo.

Carpe diem

via GIPHY

Durante a viagem, exercitar a presença não só é uma forma de aproveitar cada momento, como de evitar que sua mente seja invadida por preocupações infundadas. Quando a ansiedade pintar, dê uma volta, tome um sorvete, observe o que está rolando ao seu redor, faça um diário. O importante é relaxar pra aproveitar a viagem.

Créditos da imagem do abre: Ketut Subiyanto / Pexels

abandono-pagina
No Thanks