Vibes

Ansiedade do fim de verão: como lidar?

Por
Adriana Setti
true

O verão acabou e é hora de lidar com aquele intervalo de nove meses até dezembro chegar. Algumas dicas pra ser leve:

Quem é apaixonado pelo verão pode ver a chegada do outono com certa melancolia. Afinal de contas, o verão não só é incrível pra quem gosta de calor, mas também costuma estar associado a férias e às festas mais potentes do ano: Réveillon e Carnaval só pra começo de conversa. Aqui, a gente lança algumas dicas e reflexões pra ajudar a lidar com a inexorável movimentação da Terra em torno do sol.

Pegue leve com você

Ansiedade do fim de verão: como lidar?
Foto: Aiden Patrissi / Unsplash

Meio pra baixo? Tenha autocompaixão e não se force a levantar o astral a todo custo. Ninguém tem obrigação de estar alegre o tempo todo — mesmo se, em teoria, estiver “tudo bem” na sua vida. Além disso, esses dias mais “dentro do casulo” são importantes pro autoconhecimento e pra dar uma reciclada naquela alegria toda que você andou espalhando por aí. Diga não pro rolê e deixe fluir.

De onde vem esse mal-estar pós verão?

Vale aproveitar pra mergulhar nesse sentimento e procurar entender se é só nostalgia dos bons momentos ou se alguma está incomodando de verdade, mas passou batido porque você andava distraído com o hedonismo nos últimos meses. O fato é que o ano começa depois do Carnaval, que é a Praça da Apoteose do verão e seu presságio de Quarta-Feira de Cinzas. Ou seja, o fim da estação também coincide com a hora de pensar nos jobs, no boleto do cartão de crédito das férias, no detox, nas providências empurradas com a barriga…

Mas se o seu lance é o puro e simples apego ao sol e ao verão em sua plenitude, pense nas coisas que você pode fazer pra se divertir nos próximos meses sem ter que lidar com o FOMO de não estar na praia. Não se trata de ficar no sofá vendo séries — ainda que… por que não? — mas de curtir museus, bares, cafés, inferninhos e outros espaços fechados incríveis sem a sensação de que deveria estar ao ar livre.

Todo dia o sol levanta

Não dá pra ser feliz só no verão, não é mesmo? Por isso, ao invés de ficar apegado ao que passou e ansioso pelo que está por vir, um bom exercício é focar no presente e se esforçar pra que ele seja mais interessante, divertido e solar.

Foto: Ckturistando / Unsplash

Está mesmo precisando? Lembre-se: é sempre verão em algum lugar do Brasil ou do mundo. Talvez seja uma questão de escolher um novo estilo de vida ou o destino certo pra escapar no próximo feriadão de Páscoa. Enfim, partiu Pernambuco?

Créditos imagem de abre: Daan Huttinga / Unsplash

abandono-pagina
No Thanks