Solar Vibes

Aprendendo a pegar onda com alguns dos melhores surfistas profissionais do Brasil

Por
Adriana Setti
Em parceria com

De Santos com o lendário Picutura Salazar a Salvador com o ex-campeão Armando Daltro, uma lista dos melhores surfistas-professores do Brasil pra você aprender a dar as primeiras remadas — e depois encarar de tubos a ondas gigantes.

Pra quem olha da areia, até parece fácil. Mas basta ficar de cara com a arrebentação pra sacar que pegar onda não é só deixar fluir. Surfar bem é um projeto de vida, que requer esforço, constância e, muitas vezes, um bom professor. A boa notícia é que não faltam grandes mestres no Brasil. A seguir, seis campeões que compartilham sua arte com quem quer se iniciar ou evoluir no esporte.

O lendário Picuruta Salazar e sua escola de surf em Santos, no litoral de São Paulo | Crédito: Reprodução

Picuruta Salazar em Santos: quando o professor é uma lenda

Uma lenda vida, o santista Picuruta Salazar (@picuruta_salazar) entrou pra história como o maior recordista de títulos de surf do Brasil, com 170 conquistas, incluindo 10 vezes campeão brasileiro e três vezes vice-campeão mundial. De quebra, ele também surfou a onda mais longa do mundo: 35 minutos e 12km na pororoca do rio Amazonas. Ao lado de seus filhos, Leco (campeão mundial de SUP) e Caio, ele ensina sua técnica no Quebra-Mar, em Santos. Organiza aulas particulares e em grupo, com pacotes de uma a seis sessões.  

A bicampeã brasileira Suelen Naraísa dá aulas em Ubatuba (SP) | Credito: Ana Catarina

Suelen Naraísa em Ubatuba: aulas e surf trips 

Nascida e criada em Ubatuba, Suelen Naraísa (@suelennaraisa) é uma das grandes incentivadoras do surf feminino no Brasil. Bicampeã nacional, ela mantém sua escola de surf na praia de Itamambuca, com aulas pra iniciantes e intermediários. Além de ser professora, também organiza surf trips esporádicas. Maldivas, El Salvador e Nicarágua foram os destinos das últimas edições. 

O baiano Armando Daltro, que dá aulas em Salvador: ex-campeão mundial do WQS | Crédito: Divulgação

Armando Daltro em Salvador: no QG do baiano que bateu Kelly Slater

O baiano Armando Daltro (@armandodaltro) fez parte da elite do surf internacional, competindo no WCT (a primeira divisão do esporte) por sete temporadas. Campeão mundial do WQS (a divisão de acesso) em 2000, ele ainda venceu Kelly Slater em uma bateria do Billabong Pro da Califórnia no mesmo ano. Radicado em Salvador, ele dá aulas na Praia de Jaguaribe. Tem sessões avulsas e pacotes.

A tricampeão brasileira de longboard Karina Abras: aulas na Joaquina | Crédito: Reprodução

Karina Abras em Florianópolis: as lições de uma pioneira do longboard

Ícone do surf feminino no Brasil, Karina Abras (@karinaabras) é tricampeão brasileira de longboard e competiu na Liga Mundial de Surf por uma década, chegando a ficar em sétimo lugar. Radicada em Floripa, ela é coach especialista em treinamento de atletas e também dá aulas para iniciantes em sua escola Easy Surf, na praia da Joaquina. 

Atleta da WSL, Theo Fresia ensina crianças e adultos na Praia de Geribá, em Búzios (RJ) | Crédito: @peloolhardalu

Theo Fresia em Búzios: remando com o campeão Sub 21

Campeão brasileiro Sub 21 e competindo na Liga Mundial de Surf desde 2016, Theo Fresia (@theofresia) comanda uma das escolas de surf mais renomadas de Búzios, onde nasceu e aprendeu a surfar. Ele dá aulas particulares ou em grupo, pra todos os níveis, na Praia de Geribá, o melhor pico de surf da cidade. 

Campeão cearense e 2020, Amando Tenório dá aulas no quintal de casa, na Praia do Francês (AL) | Crédito: @lucasrodriguespalma

Amando Tenório na Praia do Francês: aulas com o top 1 de Alagoas

Tricampeão do circuito profissional alagoano e campeão cearense em 2020, Amando Tenório (@amandotenorioo) roda o mundo pegando onda, mas mantém a sua base na Praia do Francês, a 25km de Maceió, em Alagoas. No quintal de sua casa, onde a cor do mar é azul-Caribe, trabalha como coach, ajudando outros atletas, profissionais e amadores, a evoluírem no esporte.

Foto de abertura meramente ilustrativa | Crédito: Elizeu Dias/Unsplash

Rota dos Paraísos

Descobrir os destinos mais solares do Brasil. Buscar inspiração e voltar a se conectar com a natureza. Aqui e na plataforma This Is Living, da cerveja Corona, você encontra dicas exclusivas de destinos, pessoas e tendências que não estão no guias de viagem. Tudo feito pelas duas marcas que mais entendem e gostam de verão no Brasil. Se for dirigir, não beba.