O lugar pelo qual tanta gente passa apressada também oferece momentos de calma e contemplação. Desacelere o passo e veja nossas dicas pra se divertir nessa artéria icônica da metrópole e seus arredores.
A Paulista reúne alguns dos melhores centros culturais de SP, além de casarões centenários, arranha-céus e prédios modernistas que contam a história arquitetônica da megalópole. Nesse símbolo da atmosfera vibrante da cidade, dá pra viajar pela cozinha do mundo, se fartar de arte e curtir os domingos sem carro pra pedalar, correr ou caminhar.


Nos bastidores do Masp
Uma noite no museu — No edifício assinado pela arquiteta Lina Bo Bardi, você será recebido pela equipe do museu pra uma visita noturna ao acervo, fora do horário de funcionamento, na companhia de curadores ou artistas renomados, que contarão histórias e insights sobre a instituição. Pra completar, um presente da Mastercard assinado pelo MASP.

Por dentro do Masp Pietro — Os clientes Mastercard podem conhecer a maior novidade cultural dos últimos tempos em São Paulo, com uma visita privativa ao edifício Pietro Maria Bardi. O novo espaço aumenta em 66% a capacidade expositiva do museu. Atualmente, estão em cartaz cinco mostras — entre elas, uma do impressionista francês Renoir. De casa nova, o restaurante A Baianeira, da chef Manu Ferraz, fica no térreo.
Diversão e arte


Teatro Unimed — Com arquitetura de Isay Weinfeld, exibe peças, musicais e outros espetáculos. O lindo Perseu Coffee House fica no mesmo edifício.
Sesc Paulista — A programação é eclética: atividades infantis, aulas de dança, exposições, debates etc. E o café do rooftop tem uma das vistas mais impressionantes da selva de pedra.
Japan House — A delicadeza do Japão se expressa na fachada de madeira idealizada pelo arquiteto japonês Kengo Kuma. Abriga exposições, clube de leitura, biblioteca, café, loja tentadora e um ótimo restaurante, o Aizomê.
Galeria Gomide&Co — Em um dos extremos da avenida, um espaço pra apreciar arte contemporânea.
Instituto Moreira Salles — O acervo reúne arte contemporânea, música e outras frentes. A biblioteca focada em livros de fotografia é um oásis, a loja tem curadoria refinada e o mirante entrega “a” vista. O restaurante e o café Balaio, pilotados pelo chef Rodrigo Oliveira, do Mocotó, completam o programa.

Cidade Matarazzo — Esse complexo arquitetônico histórico revitalizado abriga o Hotel Rosewood, a Soho House, restaurantes e a Casa Bradesco, que recebe boas exposições.
Itaú Cultural — Exposições, palestras, debates e atividades infantis fazem parte da programação.
Cinema Reserva Cultural — No edifício da TV Gazeta — a escadaria mais efervescente da cidade —, conta com cinema, bistrô, padaria e livraria.
Compras e mais


Livraria Martins Fontes — Mil metros quadrados recheados de livros nacionais e importados, em um espaço arquitetonicamente interessante.
Conjunto Nacional — O edifício modernista projetado pelo arquiteto David Libeskind tem cinema, concept store da New Balance, Vans, entre outras lojas e serviços, além da casa noturna Blue Note. Almoce no A Casa de Antonia.
Studio 78 — Loja de streetwear que une dança, música, arte e cultura urbana. Rolam shows, DJs e eventos.
Comer e beber
Mug Paulista — Café da manhã, brunch, laricas, bebidas quentes e drinks em um espaço com mesas ao ar livre e muitas plantas.
Mori Chazeria — A poucos passos da Paulista, uma casa de chás pra celebrar a cultura japonesa. Prove o asagohan — café da manhã tradicional japonês.
Amay Patisserie — Doces sem glúten em lindas apresentações. Os roll cakes e bebidas à base de matcha reinam soberanos.
Sushiguen — O japonês classicão que você estava procurando.



Caffé Ristoro — Cafeteria de alma italiana em um oásis na Paulista, a linda Casa das Rosas.
Gula Gula — Um casarão histórico restaurado abriga a unidade mais charmosa desse restaurante que serve comidas leves e bons drinks.
Halim — Um árabe respeitável, fundado em 1973.
Spot — Eterno, reúne gente interessante há décadas. Vai um drink no vizinho SubAstor depois?
Riviera Bar — Há 76 anos, um porto seguro pra comer e beber 24h, na cidade que nunca dorme.
Yorimichi Izakaya — Você que lute por uma vaga no balcão do chef Ken Mizumoto — o esforço será recompensado.
KuroMoon — Um boteco nipo-coreano com comida gostosa e balcão sempre cheio.
Crédito da imagem de abertura: Eduardo Ortega