As falésias, praias e outras belezas naturais da terra do campeão olímpico de surf Ítalo Ferreira, na divisa entre o Rio Grande do Norte e a Paraíba.
A 98 km de Natal, Baía Formosa é uma base estratégica — e sossegada — pra pegar onda, além de curtir a combinação entre praias e falésias multicoloridas que faz do Litoral Sul do Rio Grande do Norte um dos trechos mais espetaculares da costa nordestina. E mais: a Paraíba está logo ali, com uma série de praias tranquilas ao alcance de um bate e volta.

ESPORTES
surf / longboard / stand up paddle
NATUREZA
praia / falésia / mata atlântica / duna
ROLÊS
buggy / trilha / quadriciclo
BOM PRA
pegar onda / desconectar
MELHOR ÉPOCA
agosto a março
Praias

— Praia do Porto: pra curtir a rotina do vilarejo de pescadores, comer pastel de arraia e bolinho de albacora.
— Praia da Cacimba: boa pra nadar na maré baixa e curtir um fim de tarde.
— Praia do Bacupari: tranquila, cercada de Mata Atlântica e coroada por um farol.
— Pontal: o pico de surf mais constante de Baía Formosa, com uma longa direita e fundo de pedra.
— Point Secret: nem tão secreto assim, tem fundo de areia, com esquerdas e direitas bem formadas.
Praia do Sagi

Um mundo à parte ao sul do vilarejo, é pra quem quer sossego e imersão na natureza. Cercada de falésias, a praia onde deságua o rio homônimo está na roda de passeios de buggy e quadriciclo, mas vale ficar uns dias pra desacelerar e curtir a vibe rústica. Ao sul, a foz do rio Guaju forma outra paisagem incrível.
Mata Estrela

A maior reserva de Mata Atlântica do RN — e a maior sobre dunas do Brasil — tem várias trilhas que vão revelando árvores de pau-Brasil, gameleiras e jatobá. Mas o destaque fica pra Lagoa da “Coca-Cola” (oficialmente Araraquara), que tem águas escuras e avermelhadas.
Passeios
Passeios de buggy, quadriciclo e canoa são os clássicos pra conhecer as dunas, falésias e manguezais nos arredores do vilarejo. A Rota Tropical e a Baía Formosa Tour organizam vários rolês que passam por praias, mirantes e o Santuário das Tartarugas.
Onde comer e beber


Bistrô Sagi Iti — Um dos favoritos da cidade, na pousada de mesmo nome, serve poke, ceviche, sashimi e pratos com ênfase nos frutos do mar, na Praia do Sagi.
Nativos Sagi — Restaurante e cachaçaria artesanal que é um clássico da Praia do Sagi. Destaque aos frutos do mar.
Toreba — Um ícone local, Toreba faz passeio de canoa pelo mangue e recebe em sua barraca, na Praia do Sagi.
Luz de Candieiro — Cozinha regional no capricho na região central de Baía Formosa.
Onde ficar

Sagi Iti — Pé na areia, cercada de vegetação nativa, tem uma piscina de frente pro mar e acomoda em cinco apartamentos estilosos com ar-condicionado. O mais incrementado tem piso de madeira e hidromassagem. Na Praia do Sagi.
Villa Sagi — Novidade na Praia do Sagi, tem piscina, chalés e quartos com terraço ou varanda de frente pro mar, equipados com ar-condicionado.
Crédito da imagem de abertura: Marinelson Almeida / Wiki Commons