Lagoas cristalinas, dunas de areia branca e encontros de rio com o mar são apenas algumas das belezas que esse pequeno vilarejo no Litoral Norte da Bahia tem a oferecer.
A cerca de 140 km do aeroporto de Salvador e 190 km de Aracaju, na região conhecida como Costa dos Coqueiros, o povoado de Baixio — pertencente ao município de Esplanada — é um refúgio pra quem deseja relaxar com o corpo submerso em águas cristalinas. Veja nossas dicas do que fazer na região, que no final do ano recebe o Réveillon dos Quereres, com atrações como Xande de Pilares e Luedji Luna.

ESPORTES
stand up paddle / caiaque / bike
NATUREZA
duna / lagoa / rio / mangue
ROLÊS
trilha / passeio de barco / quadriciclo
BOM PRA
desacelerar / contato com a natureza
MELHOR ÉPOCA
setembro a abril
Pra nadar

Lagoa Azul — A mais famosa da região, inclusive pela proximidade da vila. Cercada por dunas de areia branca e com águas que mudam de cor ao longo do ano, é boa pra praticar caiaque e stand-up paddle. O acesso pode ser feito com veículo 4×4 ou por uma trilha de 3,5 km (ida e volta), onde, com sorte, ainda dá pra observar animais endêmicos, como a preguiça-de-coleira.
Lagoa da Panela — Aquele clichê de paraíso: areia branca e um espelho d’água que varia em tons de azul. Mais distante da vila, o caminho pode ser percorrido de pick up, quadriciclo, buggy e até bike elétrica. A Baixio Turismo organiza esses e vários outros passeios pela região.

Lagoa Verde — Próxima à Lagoa da Panela e com uma boa área pra banho. A graça aqui é observar os vários peixinhos presentes na água.
Doce e salgada

À esquerda da vila, o encontro do Rio Inhambupe com o mar é o cenário perfeito pra um bom banho. Um pouco mais à direita, é a vez do Rio do Boi se juntar com as ondas. Dá pra alugar uma bike elétrica e curtir a extensa faixa de areia. Pra comer ou tomar uma cerveja gelada, pare no Quiosque Mamucabo ou na Barraca Lagoa Azul.
Navegando

Da foz do Rio Inhambupe surge outra paisagem impressionante: mais de 6 km de manguezais, que podem ser explorados em um passeio de barco com cerca de uma hora de duração.
Outros rolês

Mirante Dedo de Deus — Do alto das dunas, é possível avistar grande parte da faixa de areia, que é acompanhada por quilômetros de coqueirais. Acesso de 4×4.
Morro da Vista — Pra ver de cima a vila de Baixio, o mar e o manguezal. Se você busca adrenalina, vá de quadriciclo.
Casa de Arte de Baixio — Sob curadoria da artesã Cris Coco, reúne vários produtos feitos pelos artistas locais, que têm o coco como principal matéria-prima.
Onde comer


Restaurante Cambuí — Dentro do hotel Ponta de Inhambupe, tem pratos como a pescada amarela com risoto de limão siciliano e pesto, além de bons drinks.
Oxente Vip — Mais do que um bar: um lugar pra conhecer a cultura de Baixio, ouvir música, cantar, beber e comer bem. Aberto de quinta a domingo.
Restaurante da Bia — Na BA400, Bia recebe os clientes na varanda de sua casa. Experimente a moqueca de lagosta. É preciso fazer reserva.
Pizzaria Itália — Boa pizza feita pelas mãos do Seu Angelino. Abre de quinta a domingo.
Onde ficar


Hotel Boutique & SPA Ponta de Inhambupe — À beira-mar, conta com piscinas, SPA, jacuzzi, restaurante com um ótimo café da manhã, quadras de beach tennis e um bar de frente pra praia.

Pousada Aldeola — Também de frente pro mar, conta com uma piscina, quartos com varanda e rede, além de um restaurante que serve rodízio de pizza.
Pousada Recanto Lagoa Azul — A 200 metros da Praia de Baixio, os quartos têm ar-condicionado, TV e varanda.
Crédito da imagem de abertura: Divulgação / Raoni Liborio