A 35 km de Porto de Galinhas, no município de Sirinhaém, a praia é a base de lançamento pra Ilha de São Aleixo, uma formação vulcânica com praias brancas e águas cristalinas no Litoral Sul pernambucano.
É da praia de Barra do Sirinhaém que zarpam as lanchas pra um achado do litoral de Pernambuco — a ilha de Santo Aleixo. Com algumas pousadas e restaurantes bem simples, além de casas disponíveis em plataformas de aluguel turístico, o vilarejo também pode ser uma base sossegada pra explorar o Litoral Sul do estado.

ESPORTES
stand up paddle / mergulho
NATUREZA
praia / arrecife / piscina natural
ROLÊS
passeio de barco / trilha
BOM PRA
sombra e água morna
MELHOR ÉPOCA
agosto a março, na lua cheia ou nova
Ilha de Santo Aleixo

Coqueiros alinhados como uma crista na parte mais alta, praias desertas, formações originadas por um vulcão adormecido e um costão rochoso pontilhado de piscinas naturais: esse clichê de paraíso fica a 15 minutos de lancha compartilhada da Barra do Sirinhaém. A Monteiros Tur faz o traslado.

A praia onde atracam as lanchas tem barracas pra petiscar e tomar uma gelada. Uma trilha fácil leva ao outro lado da ilha, intocado, passando por belos mirantes e praias. Na maré baixa, dá pra ver peixinhos coloridos nas piscinas naturais.
Outras praias

Seguindo em direção ao sul, você vai encontrar sossego e espaço de sobra na Praia do Guaiamum, de Guadalupe ou na do Gamela, onde fica o incrementado LUP Beach Club, que também organiza passeios pra ilha de São Aleixo.

É suave passar o dia na linda Praia dos Carneiros, a 35 km. Presença garantida nas listas das praias mais bonitas do Brasil, tem coqueiros que se inclinam sobre a areia, piscinas naturais cristalinas na maré baixa e a capelinha mais poética da costa brasileira.
Onde ficar
Plataformas de aluguel: É a melhor forma de encontrar hospedagem em Barra do Sirinhaém e arredores. Há várias casas pra alugar na região, inclusive de alto padrão, com piscina e pé na areia.
Crédito da imagem de abertura: Anderson Momesso / Wiki Commons