Places

Barra do Cunhaú, o cativante vilarejo vizinho à Pipa

Por
Adriana Setti
true

Pôr do sol épico no rio, boiadas terapêuticas nas piscinas naturais e bons ventos: esses e outros motivos pra conhecer a Barra do Cunhaú, vilarejo de pescadores vizinho da Praia da Pipa (RN).

No município de Canguaretama (RN), Barra do Cunhaú fica a apenas 15 km da Praia da Pipa, mas ainda não tem nenhum vestígio de hype. Autêntico vilarejo de pescadores, que lançam suas redes dos bancos de corais a cada subida da maré, é o lugar certo pra quem quer sossego e sabe apreciar as coisas simples da vida, com areia branquíssima, coqueiros inclinados e bons ventos.

A vida é uma boia

A maioria dos visitantes chega pra boiar nas piscinas naturais incríveis que se formam na maré baixa, no canto esquerdo da praia. A barraca mais gostosa pra fazer uma base por perto é a Da Baiana, que tem quiosques de palha e redes.

Pôr do sol no rio na Barra do Cunhaú

Um guia pela Barra do Cunhaú
Créditos: Adriana Setti / The Summer Hunter

O que a galera do bate-volta não se liga é que o pôr do sol na beira do rio Curimataú também é épico. Dá pra dar uma remada de stand up paddle antes e, depois, se jogar em alguma rede dentro do rio. Vai ter alguém com uma caixa de som por perto? Sim. Mas faz parte da dinâmica local.

Vento forte

Um guia pela Barra do Cunhaú
Créditos: Reprodução

A barra do rio também é um pico de velejo que está ficando mais conhecido nos últimos tempos. Escolas como a Kite Master dão aula de kitesurf, wind foil e outras modalidades.

Do outro lado da Barra do Cunhaú, Sibaúma

Um guia pela Barra do Cunhaú
Créditos: Adriana Setti / The Summer Hunter

Cruzando o rio Catu em uma balsa de madeira movida a remo, só pra um carro, você chega a Sibaúma, outro vilarejo simpático de pescadores diante de uma barreira de corais onde se formam piscinas naturais na maré baixa, bem na frente dos quiosques Mirante das Tartarugas e Estrela do Mar.

Elo perdido entre as falésias da Pipa e o areião branco da Barra do Cunhaú, Sibaúma tem quilômetros de praia virgem escoltada por um enorme platô vermelho, onde alguns mirantes revelam vistas incríveis. Mantenha os olhos atentos: do Mirante das Tartarugas realmente dá pra ver tartarugas-marinhas nadando placidamente lá embaixo quando a maré enche.

Onde comer na Barra do Cunhaú

Um guia pela Barra do Cunhaú
Créditos: Casa da Maria / Reprodução
Um guia pela Barra do Cunhaú
Créditos: Camarão na Fazenda / Reprodução

Na beira do rio Catu, o Camarão na Fazenda é um lugar confiável pra provar os crustáceos criados nas várias fazendas marinhas da região. A Casa da Maria (rua principal) tem almocinho caseiro, tapiocas e docinhos. À noite, uma das únicas opções é o Boteco Beach, que serve espetinhos e pizzas razoáveis.

Onde ficar na Barra do Cunhaú

Um guia pela Barra do Cunhaú
Créditos: Barravilha / Reprodução
Um guia pela Barra do Cunhaú
Créditos: Pousada Forte / Reprodução

Em um grande terreno com vista pro rio e piscina, o Barravilha tem chalés roots, espaçosos e com cozinha equipada. A Pousada do Forte tem vista pro mar, acomodações simples, piscina grande e infra pra quem viaja com criança.

abandono-pagina
No Thanks