Miniguias

Belmonte: a cidade que atravessa o rio Jequitinhonha

Por
Adriana Setti
true

A 75 km de Porto Seguro, o rio Jequitinhonha atravessa essa cidade, que viveu dias de glória no ciclo do cacau e guarda belas atrações históricas e culturais.

As marcas da época de ouro do cacau estão nos casarões em estilo neoclássico, no chafariz escocês da Praça da Bandeira e no farol projetado pela mesma empresa que projetou a Torre Eiffel. Retomando o fôlego no embalo do hype do chocolate, Belmonte é um belo bate e volta de Santo André. Mas vale ficar uns dias pra ser abraçado pela calma dessa cidade orgulhosa das suas filarmônicas e da sua vida cultural.

Casa estilo neoclássico em Belmonte, Bahia
Foto: Ricardo Moreno
Farol, em Belmonte, Bahia
Foto: @conhecabelmonte

ESPORTES

bike

NATUREZA

mar / rio / mangue / pôr do sol

ROLÊS

passeio de barco / fazenda de cacau

BOM PRA

cultura e história

MELHOR ÉPOCA

o ano todo

Museu das Cadeiras Brasileiras

Museu das Cadeiras Brasileiras, em Belmonte, Bahia
Museu das Cadeiras Brasileiras | Foto: Ricardo Moreno

Em uma casa dos anos 1920, exibe cadeiras de designers como Sérgio Rodrigues e Irmãos Campana. Inaugurado em 2018, foi idealizado por Zanini de Zanine em homenagem a seu pai, o belmontense José Zanine Caldas — um dos grandes nomes do modernismo brasileiro no design de móveis —, com curadoria de Christian Larsen, ex-curador do Metropolitan de Nova York.

Outros rolês

Igreja Nossa Senhora do Carmo, em Belmonte, Bahia
Foto: @conhecabelmonte
Antiga residência de Abbie Reuter foi uma espiã nazista que viveu em Belmonte
Foto: @conhecabelmonte

Centro histórico — A boa é flanar sem pressa pra ver a Praça da Matriz, onde acontece a festa da padroeira entre 7 e 16 de julho, o lindo prédio da prefeitura, a Praça da Bandeira e muitos outros casarões seculares.

Olaria 14 irmãos, com a falecida ceramista Dagmar, em Belmonte, Bahia
Olaria 14 irmãos | Foto: @conhecabelmonte

Olaria 14 irmãos — A famosa ceramista Dagmar Muniz de Oliveira faleceu em 2023, mas sua olaria segue nas mãos da família e suas peças de cerâmica de grandes proporções estão espalhadas pela cidade.

Fazenda Vista do Rio Belmonte, Belmonte, Bahia
Fazenda Vista do Rio Belmonte | Foto: @conhecabelmonte / Fazenda Vista do Rio Belmonte

Fazendas de cacau — Conhecer de perto a produção de cacau é viajar no tempo e na história local. A Conheça Belmonte agenda passeios a fazendas como a Vista do Rio, entre outras.

City Tour de Bike — Um rolê completo de 2h30 que passa pelas principais atrações culturais, incluindo o Terreiro de Axé Mutacutalegin e os edifícios históricos mais relevantes. Agende com a Conheça Belmonte.

Evento pôr do sol na beira do Rio Jequitinhonha
Foto: @conhecabelmonte

Pôr do sol — Todo sábado, é lindo ver o sol desaparecer no Jequitinhonha ao som do Bolero de Ravel, na Praça da Bandeira.

Passeio na floresta do Mangue da Siriba, Belmonte, Bahia
Foto: @conhecabelmonte

Pelo rio — O passeio clássico leva a Canavieiras pelo delta do Jequitinhonha, passando por um belo manguezal e com paradas pra banho.

Onde comer e ficar

Casa Rualisa, Belmonte, Bahia
Foto: Casa Rualisa / Divulgação
Casa Rualisa, Belmonte, Bahia
Foto: Casa Rualisa / Divulgação

Restaurante Taberna — Com linda vista pro Jequitinhonha, serve comida baiana e caseira. Prove a moqueca de pitu.

Doces da Tia Pombinha — A doceira mais famosa de Belmonte vende cocada, beijo de jenipapo, cocada de goiaba e outras delícias.

Café Sem Troco — Um lugar simpático pra tomar um café e fazer um lanchinho de frente pro rio.

Casa Rualisa — A metros do Museu das Cadeiras, a pousada mais charmosa da cidade hospeda em quartos com ar-condicionado. As suítes superiores têm terraço com bonitas vistas. Conta com um jardim e aluga bikes.

Crédito da imagem de abertura: @conhecabelmonte