Places

Belo Horizonte e arredores: voo de parapente na Serra da Moeda

Por
Fernanda Nascimento
Em
13 agosto, 2018
Em parceria com

Basta curiosidade (e um tanto de coragem) para se aventurar pelo céu de Minas Gerais num voo duplo instrucional de parapente no Topo do Mundo

Ao chegar ao Topo do Mundo, como é conhecido o lugar de onde decolam os parapentes na Serra da Moeda, em Minas Gerais, a sensação é de estar mais perto das nuvens do que do chão. As casas e as árvores lá embaixo ficam tão pequenos que lembram uma maquete – mas é ali que os aventureiros vão pousar, dez a trinta minutos depois de saltaram da pista de pouso. “Antes de decolar pela primeira vez, é sempre a mesma reação: um pouco de medo, tensão. Mas depois que voa todo mundo volta feliz e quer fazer mais”, conta Deivison Silva, instrutor da Escola de Parapente Belo Horizonte e piloto há 15 anos.

A cerca de 30 quilômetros da capital, o Topo do Mundo é o destino mais procurado por quem quer conhecer a região de outro ângulo. Para fazer um voo duplo instrucional não é preciso qualquer experiência no esporte – basta a vontade de se aventurar pela cordilheira que tem 1500 metros de altitude. Uma rápida aula ensina lições básicas sobre os equipamentos de segurança e as instruções para o pouso e a decolagem. A partir dali, tudo fica sob responsabilidade do instrutor, que cuida da navegação durante o voo. “É uma experiência para quem quer ter o primeiro contato com o esporte. Tem gente que gosta tanto que acaba estudando para virar piloto”, diz Deivison.

Rampa de decolagem na Serra da Moeda
Fotos: Giovanni Bello

O equipamento do parapente, em inglês chamado de paraglider, se assemelha ao do paraquedas, mas é um esporte diferente. Nessa modalidade, os voos sempre saem de rampas de decolagem fixas, como esta cravada na Serra da Moeda, e aproveitam as correntes para planar pelo ar. Isso significa que, depois do frio na barriga na hora da decolagem, é só relaxar e aproveitar a vista. Os tecidos coloridos voando pelo céu deixam a paisagem do Topo do Mundo ainda mais bonita – e há quem suba até lá só para apreciar o visual. Se as condições climáticas colaborarem, marque o voo para o final da tarde. Assistir do céu ao sol se pôr no horizonte é uma experiência inesquecível.

Estrada da Serra, s/nº, Brumadinho (MG)

Voo de parapente na Serra da Moeda

Foto de abertura: Ricardo Moreno


Viajar não é só chegar a outro destino. É desbravar, experimentar e poder viver a cidade como um local - mesmo que seja apenas por algumas horas. Por isso, o The Summer Hunter, ao lado de GOL e Mercure, foi buscar as melhores experiências para explorar cinco cidades brasileiras e seus arredores.
abandono-pagina
No Thanks