Miniguias

Bom Retiro: um dos bairros mais multiculturais de SP

Por
Adriana Setti
true

Alguns dos melhores museus da cidade, compras interessantes e gastronomia de várias partes do mundo: veja nossas dicas pra conhecer um dos bairros mais multiculturais de SP.

As comunidades italiana, judaica, grega, boliviana e coreana, entre outras, imprimiram seus sabores, sotaques e tradições a um dos bairros mais multiculturais de São Paulo. Às portas da Estação da Luz, a região concentra alguns dos melhores museus da cidade, restaurantes pra dar a volta ao mundo e várias novidades. Veja nossas dicas.

Casa do Povo

Casa do Povo, no bairro de Bom Retiro, na cidade de São Paulo
Foto: Casa do Povo

Fundado pela comunidade judaica após a Segunda-Guerra, esse centro cultural abriga vários movimentos e coletivos em edifício projetado pelo arquiteto Ernest Mange. Organiza cursos, treinos de boxe, práticas de yoga, clube de xadrez e outras atividades, incluindo a Eruv, a festa do bairro, que rola hoje entre as ruas Três Rios e Correia de Melo.

Pina Contemporânea

Pina Contemporânea, no bairro de Bom Retiro, na cidade de São Paulo
Pina Contemporânea | Foto: Chris Ruffato / Pinacoteca

O novo espaço amplia a gloriosa Pinacoteca do Estado, que já contava com a Pina Luz e a Pina Estação na vizinhança. No belo Parque da Luz, dividida em dois blocos, recebe exposições de artistas contemporâneos, shows, rodas de conversa, cursos e outros eventos. Se abre pra uma praça pública onde funciona o restaurante Fitó, de cozinha brasileira, comandado pela chef Cafira Foz.

Teatro Estúdio

Teatro Estúdio, no bairro de Bom Retiro, na cidade de São Paulo
Foto: João Kehl / Teatro Estúdio
Teatro Estúdio, no bairro de Bom Retiro, na cidade de São Paulo
Foto: João Kehl / Teatro Estúdio

Inaugurado recentemente, esse mix de teatro, café e estúdio — com salas que podem abrigar ensaios fotográficos, gravações de podcasts etc — tem duas peças em cartaz atualmente: a comédia dramática A Tropa, com Otavio Augusto, e Álbum de Família, de Nelson Rodrigues, dirigida por Jorge Farjalla.

Outros rolês

Museu da Língua Portuguesa, no bairro de Bom Retiro, na cidade de São Paulo
Museu da Língua Portuguesa | Foto: Governo de SP

Sesc Bom Retiro — Sempre rola algo interessante neste centro cultural: palestras, debates, shows, oficinas, práticas de exercícios físicos etc. Almoce na comedoria.

Museu da Língua Portuguesa — Uma grande homenagem à nossa língua traduzida em um espetacular museu multimídia com entrada gratuita nos fins de semana. Promove debates, saraus, cursos e muito mais.

Onde comprar

Aigo Livros, no bairro de Bom Retiro, na cidade de São Paulo
Aigo Livros | Foto: Aigo Livros
Otugui, no bairro de Bom Retiro, na cidade de São Paulo
Otugui | Foto: Otugui

Aigo Livros Inaugurada no ano passado, essa livraria fundada por filhas de coreanos foca sua curadoria em histórias contadas por imigrantes.

Otugui Todos os lamens, temperos, laricas, bebidas, molhos, doces e outros produtos coreanos que você queria encontrar e não sabia onde.

Two Two 4 U “A loja mais fofa do Brasil” vende uma infinidade de bugigangas e presentes coreanos. Fãs de K-pop vão ao delírio.

Onde comer

Shoshana Delishop, no bairro de Bom Retiro, na cidade de São Paulo
Shoshana Delishop | Foto: Shoshana Delishop
Pho.366, no bairro de Bom Retiro, na cidade de São Paulo
Pho.366 | Foto: Pho.366

Shoshana Delishop — Uma instituição do Bom Retiro, servindo cozinha judaica de mão cheia há três décadas. Bons drinks pra acompanhar.

Pho.366 — Receitas tradicionais vietnamitas, a começar pela sopa pho, que dá nome à casa, e rolinhos frescos de papel de arroz.

Acrópolis — A verdadeira embaixada grega, este restaurante aberto desde 1959 serve os clássicos da cozinha helênica: mussaca, polvo ao vinagrete, salada grega…

Casa Búlgara — O lugar certo pra provar burekas (massas folhadas recheadas), strudels (tortas recheadas) e queijo búlgaro em SP.

Uri Omma Kimchi, no bairro de Bom Retiro, na cidade de São Paulo
Uri Omma Kimchi | Foto: Uri Omma Kimchi
Falafel Malka, no bairro de Bom Retiro, na cidade de São Paulo
Falafel Malka | Foto: Falafel Malka

Falafel Malka — O falafel que você respeita, em pleno turbilhão da rua José Paulino.

Uri Omma Kimchi — A estrela da casa é o kimchi, fermentado picante que é a alma da cozinha coreana. Também tem outros clássicos, como japchae (à base de noodles) e kimbap, o “sushi coreano”.

Shim Shim — Outro endereço pra provar a cozinha típica coreana no bairro. Prove o bibimbap: arroz com legumes, ovo, carne moída e óleo de gergelim.

Crédito da imagem de abertura: Governo de SP