Miniguias

Bonito: o destino de ecoturismo mais exemplar do Brasil

Por
The Summer Hunter Staff
Em parceria com
true

Rios cristalinos, cachoeiras, grutas com formações geológicas insólitas e outros cenários pra fazer trilha e praticar esportes aquáticos no destino de ecoturismo mais exemplar do Brasil.

Entre a Mata Atlântica e o Cerrado, Bonito tem o modelo de ecoturismo mais bem-sucedido do Brasil, com infraestrutura respeitosa ao entorno e serviços padronizados. Como o número de visitantes nas atrações é limitado, agende os passeios com antecedência pra mergulhar entre peixes, fazer trilhas e explorar outros cenários aquáticos e terrestres espetaculares.

ESPORTES

remo / mergulho / stand up paddle / rapel

NATUREZA

rio / gruta / cachoeira / fauna

ROLÊS

trilha / flutuação

BOM PRA

ecoturismo / desconectar

MELHOR ÉPOCA

maio a setembro

Rio Sucuri

Rio Sucuri, Bonito, Mato Grosso do Sul
Foto: Paulo Freitas / Unsplash

Um rio azul-turquesa e cristalino flui entre a vegetação, abrigando uma quantidade absurda de peixes multicoloridos. Além de flutuar nesse aquário natural ao longo de 1800 metros — com barco de apoio e guia — , dá pra fazer uma trilha pelas nascentes caminhando por passarelas de madeira e passear de barco a remo.

Boca da onça

Bonito, Mato Grosso do Sul

Um passeio completo com um pouco de tudo que Bonito tem de melhor. A propriedade possui duas trilhas que somam nove pontos pra banho — incluindo uma piscina natural de borda infinita — e levam à maior cachoeira da região, com 156 metros de altura. No Cânion do Rio Salobra, rola o rapel de plataforma mais alto do Brasil, com 90 metros.

Bonito, Mato Grosso do Sul
As irmãs Camila e Michelle Magalhães vestiram a coleção Astros da Track&Field nas suas aventuras em Bonito.

Outros rolês

Gruta do Lago Azul, Bonito, Mato Grosso do Sul
Gruta do Lago Azul | Foto: Ademir Alves / Unsplash

Gruta do Lago Azul — Não é permitido nadar, mas observar o tom do lago e as formações geológicas é hipnotizante. A luz é ideal de manhã.

Recanto Ecológico Rio da Prata — É possível flutuar entre cardumes, além de mergulhar de cilindro.

Fazenda Ceita Côre — Tem cachoeiras, caiaque, stand up paddle, piscinas e passeio a cavalo. 

Ecopark Porto da Ilha — Lugar certo pra quem curte esportes aquáticos: stand up paddle, bote, boia cross, bike boat, duck…

Parque da Cachoeiras — Pra passar o dia entre a piscina e um circuito de quedas d’água.

Onde comer

Casa do João — É uma instituição na cidade, com traíra frita e ceviche de jacaré no menu.

Turquesa — Árabe de mão cheia com foco em ingredientes de qualidade. Prepara várias receitas vegetarianas e veganas.

Juanita — Especializado em carnes e peixes regionais. Prove o pacu na brasa sem espinhas ou o costelão assado por oito horas.

Bonito, Mato Grosso do Sul

Onde ficar

Girassol — Tem quartos com varanda, rede e ar-condicionado, além de piscina, hidromassagem e agência de passeios integrada.

Selina Bonito — Bom pra conhecer outros viajantes, tem piscina, coworking, cinema, aulas de yoga e bar, além de quartos compartilhados e privados.

Hotel Pousada Surucuá — Conta com quartos amplos decorados em cores claras e uma bela piscina. O jardim tem vários cantinhos pra relaxar.

Bonito, Mato Grosso do Sul

Onde comprar

Track& Field Bonito — Os looks que você vê neste miniguia, além de outras roupas e acessórios pra se aventurar em Bonito, estão na loja da marca na R. Cel. Pílad Rébua, 1.876, Loja 01, Centro.