Miniguias

Cabaraquara: uma estradinha em meio à Mata Atlântica

Por
Adriana Setti
true

Partindo dos arredores da balsa que conecta Guaratuba e Caiobá, uma estradinha serpenteia em meio à Mata Atlântica revelando belas paisagens — e o paraíso pra quem curte ostras.

A 115 km de Curitiba, a Estrada do Cabaraquara adentra a Mata Atlântica e, beirando a baía de Guaratuba, vai passando por cachoeiras, trilhas e bons lugares pra remar de stand up paddle. E com um bônus: as ostras fresquinhas dos produtores associados ao Projeto Cultimar, criado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Há algumas opções de hospedagem nas plataformas de aluguel por temporada.

Estrada do Cabaraquara, Paraná
Foto: Patricia Papp

ESPORTES

stand up paddle / caiaque / trekking

NATUREZA

mata atlântica / mangue / baía / cachoeira

ROLÊS

trilha / passeio de barco

BOM PRA

degustar ostras / desconectar

MELHOR ÉPOCA

julho a dezembro

Rolês

Estrada do Cabaraquara, Paraná
Foto: Patricia Papp

Passeio de barco — Além de navegar pelas águas tranquilas da Baía de Guaratuba, passa por manguezais e pelo acesso à trilha da cachoeira Salto Parati. Garças, biguás e outras aves podem pintar.

Pico do Cabaraquara — Uma trilha de 4 km com dificuldade média leva a esse pico a 478 m de altitude. Lá do alto, dá pra ter vistas incríveis do Atlântico e da Serra do Mar.

Salto Parati

Estrada do Cabaraquara, Paraná
Foto: Patricia Papp

A trilha mais longa tem uns 7 km, partindo da PR-508. O mais fácil é fazer um passeio de barco pela Baía de Guaratuba, com parada no ponto onde tem início um caminho de cerca de 1,5 km, que culmina no Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange. Tem quedas suaves e poço cristalino pra nadar.

Onde comer e ficar

Vídeo: Ricardo Moreno
Vídeo: Ricardo Moreno

Ostra Viva A menos de dez minutos da balsa, cercado pela mata, é o restaurante mais célebre da região. Serve várias receitas com as ostras produzidas in loco e boas entradas, como a casquinha de siri. Uma passarela feita de conchas de ostra conecta o restaurante a um deck na baía.

Bistrô Vivere Parvo Outro porto seguro pra degustar a iguaria da região, com mirante e piscina. Depois das ostras, peça o polvo “intergaláctico”.

Sítio Sambaqui Ostras & SUP — Além de servir várias receitas com ostras locais e frutos do mar, organiza passeios pela baía e aluga pranchas de stand up paddle.