Miniguias

Chapada das Mesas: três biomas num só lugar no Maranhão

Por
Adriana Setti
true

Cachoeiras, piscinas naturais cristalinas, grutas, formações rochosas e três biomas formam uma paisagem impressionante na divisa com o Tocantins. Veja nossas dicas.

A 845 km de São Luís e 460 km de Palmas, Carolina é a principal porta de entrada da Chapada das Mesas, onde a caatinga e o cerrado encontram a floresta amazônica. Cachoeiras, grutas e formações rochosas em forma de “mesa” se distribuem por complexos turísticos privados e o Parque Nacional da Chapada das Mesas, uma área de proteção de 160 mil hectares.

Parque Nacional da Chapada das Mesas, Morro do Chapéu, Chapada das Mesas
Morro do Chapéu | Foto: Otávio Nogueira / Wiki Commons

ESPORTES

trekking / rafting / rapel / caiaque

NATUREZA

cachoeira / gruta / cerrado / caatinga / floresta amazônica

ROLÊS

trilha / offroad

BOM PRA

ecoturismo / desconectar

MELHOR ÉPOCA

junho a dezembro

Poço azul

Poço Azul, Chapada das Mesas
Foto: Gervásio Pereira Filho / Wiki Commons

A 130 km de Carolina, é um dos lugares mais bonitos da chapada, com cinco cachoeiras e o famoso Poço Azul. Faz parte de um complexo mais estiloso que a média local, que também tem chalés, restaurantes, piscinas, tirolesa e rapel.

Encanto azul

Trilha Encanto Azul, Chapada das Mesas
Trilha Encanto Azul, Chapada das Mesas
Fotos: Otávio Nogueira / Wiki Commons
Trilha Encanto Azul, Chapada das Mesas

Uma trilha arenosa — inviável pra carros comuns — tem início perto da entrada do complexo do Poço Azul e segue por 6 km até chegar a uma nascente azulíssima que ganha ares mágicos com a luz do sol (de manhã). Vale contratar um passeio se não estiver de 4×4 — ou encarar a caminhada na areia fofa.

Pedra caída

Cachoeira da Pedra Caída, Chapada das Mesas
Foto: Antonio Azevedo Filho / Wiki Commons

A 37 km de Carolina, o circuito de cachoeiras tem fácil acesso por meio de passarelas e escadas. A soberana é a Cachoeira do Santuário. Também vale ver as quedas d’água do Capelão e da Caverna. O complexo ainda tem piscinas, toboáguas, tirolesa, teleférico, pirâmide mística (!) e restaurante, além de chalés e UTV pra alugar. Lota nos fins de semana e feriados.

Parque Nacional da Chapada das Mesas

Cachoeira São Romão, Chapada das Mesas
Cachoeira São Romão | Foto: Otávio Nogueira / Wiki Commons

A parte menos visitada da chapada é a protegida pelo parque, que abriga as belíssimas cachoeiras Da Prata e de São Romão. Pra visitar, é preciso ir com guia e veículo 4×4. Agências como a Nanda Ecotrilhas, a Cia. do Cerrado e a Torre da Lua organizam esse passeio, entre outros.

Cachoeira da Prata, Chapada das Mesas
Foto: Otávio Nogueira / Wiki Commons

Outros rolês

Portal da Chapada, Chapada das Mesas
Portal da Chapada | Foto: Jhonatha Conection / Wiki Commons

Portal da Chapada — A fenda na rocha avermelhada que você provavelmente viu no Instagram. Acessível de carro normal.

Refúgio Serra Torre da Lua — Uma área com trilhas que revelam ângulos lindos das “mesas”. Banho de rio, observação de pássaros, circuitos de bike e passeios a cavalo são algumas possibilidades.

Onde comer e ficar

Portal da Chapada, Chapada das Mesas
Foto: Pousada dos Candeeiros

Praça José Alcides de Carvalho — A praça concentra o agitinho de Carolina e tem vários restaurantes simples que servem comida regional e lanches.

Pousada dos Candeeiros — No centro de Carolina, esse casarão decorado com móveis antigos aloja em quartos amplos e bem cuidados, com frigobar, TV e ar-condicionado. Tem uma pequena piscina no quintal.

Pousada do Lajes — Um pouco afastada do centro, tem 32 suítes equipadas com frigobar, ar-condicionado e TV. Ocupa uma grande área verde com piscina, playground infantil e churrasqueiras.

Crédito da imagem de abertura: Otávio Nogueira / Wiki Commons