Vibes

5 ciclovias para conhecer as cidades pedalando

Por
Fernanda Nascimento
Em
8 maio, 2018
Em parceria com

Mais de 3 mil quilômetros de rotas para bicicletas cortam as capitais brasileiras, entre ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas. Mais que um meio de transporte para os moradores, as vias exclusivas são uma maneira de explorar as cidades nos dias de sol. Nos últimos anos, lugares como Santos, Rio de Janeiro e Aracaju ganharam estações de bikes no meio da rua para facilitar o aluguel e o trânsito sobre duas rodas. Que tal conhecer a orla de Boa Viagem ou ver o morro do Pão de Açúcar pedalando pela ciclovia? Escolhemos cinco percursos pelo Brasil para fazer de bicicleta.

Foto: Marinelson Almeida/Flickr

01.

Ciclovia Mané Garrincha

(Rio de Janeiro, RJ)

O caminho que liga o centro da capital fluminense à orla de Copacabana se estende por 14 quilômetros. A melhor parte do passeio, sem dúvida, é o horizonte onde ora está o Pão de Açúcar, um dos principais cartões-postais da cidade, ora o morro da Urca, que separa a zona sul da região central. A ciclovia, que segue margeando a Baía de Guanabara, passa pela Marina da Glória, reformada para os Jogos Olímpicos, pelo parque do Aterro do Flamengo e pelas praias de Flamengo e Botafogo. A pista desemboca em Copacabana, de onde é possível pedalar pela orla até Ipanema.


Foto: Reprodução/Fotos de Aracaju

02.

Ciclovia da Avenida Beira Mar

(Aracaju, SE)

A capital de Sergipe pode não ter uma das maiores malhas cicloviárias do país, mas costuma figurar entre os primeiros lugares nos rankings das melhores cidades para circular sobre duas rodas. A ciclovia da Avenida Beira Mar é uma das mais antigas e foi construída em 2003. O percurso de pouco mais de 5 quilômetros passa pelo parque dos Cajueiros, que passou dez anos fechado antes de voltar a funcionar em 2012 à beira do rio Poxim, e termina no parque da Sementeira, que se estende por uma área de quase 400 mil m².


Foto: Tadeu Nascimento/AGEM

03.

Ciclovia da orla

(Santos, SP)

Cedo pela manhã, quando começa a funcionar a balsa que liga o Guarujá a Santos, a ciclovia da orla é tomada por bicicletas que chegam das cidades vizinhas. Além de servir como via de transporte para levar os moradores da região ao trabalho, a ciclovia é muito procurada pelos turistas que querem explorar a cidade. São quase 8 quilômetros que vão do Canal 6 à São Vicente e parte do percurso faz parte do maior jardim de praia do mundo. Nos 50 metros que separam a avenida principal da areia se estende a ciclovia, um calçadão e mais de 800 canteiros cheios de flores, além de quase 2 mil árvores.

meulugaraosol


Foto: Suely Sanches

04.

Ciclovia da Avenida Cerro Azul

(Maringá, PR)

Em 2017, uma das principais avenidas da cidade, a Cerro Azul, passou por uma revitalização que a encheu de cores. A calçada irregular deu lugar a uma ciclovia e gramados com canteiros cheios de flores. Dois anos depois, o percurso de 1 quilômetro que liga a Praça da Catedral à Praça de Patinação foi estendido até a rotatória na Avenida Juscelino Kubitschek. Com mais de 30 quilômetros de vias exclusivas para os ciclistas, a cidade quer terminar o ano de 2019 com 40 quilômetros de ciclovias.


Foto: Rafa Medeiros/Prefeitura do Recife

05.

Ciclovia da orla

(Recife, PE)

Tem coisa melhor que pedalar olhando o mar? Em Recife, a ciclovia da orla contorna o calçadão da Avenida Boa Viagem, na praia de mesmo nome, um dos principais cartões-postais de Recife. Ela se estende por quase 8 quilômetros e é uma das principais vias cicloviárias da capital pernambucana. Inclua no passeio de bicicleta à beira-mar uma parada em um dos quiosques para tomar uma água de coco ou provar o tradicional caldinho de feijão vendido na praia de Boa Viagem.

Foto de abertura: Oneinchpunch/iStock


Nem só de praia é feita uma vida solar. Também dá pra desfrutar do Sol longe do mar, no campo, na montanha ou na cidade. Fazendo esportes, passeando em parques e assistindo a shows. Queremos celebrar o Sol e a vida ao ar livre em todos os lugares. Por isso, The Summer Hunter e Cenoura & Bronze se uniram para inspirar uma vida mais ensolarada, cuidando para que os seus dias sejam sempre inesquecíveis. Acompanhe as histórias, as dicas e os roteiros na nossa página e também nos canais de Cenoura & Bronze no Facebook e no Instagram
abandono-pagina
No Thanks