Vibes

Pausa na rotina: como fazer com que pequenos momentos do cotidiano ganhem importância

Por
Betina Neves
Em parceria com

A professora de yoga Ju Menz dá dicas para você se desligar da correria, acalmar a mente e relaxar o corpo.

Fazer pausas durante o seu dia e ritualizar os pequenos momentos ajuda a desacelerar a mente, desestressar o corpo e nos reconectar com a nossa essência. Aqui, em parceria com a Novotel, convidamos a professora de yoga Ju Menz sugestões para você encaixar na sua rotina, a começar pela meditação. É só sentar por alguns minutos e prestar atenção na respiração, trazendo consciência para o momento presente. A prática pode ser seguida ou antecedida por algumas posturas de yoga, como a clássica sequência de “Saudação ao Sol”. A exemplo do que se faz em países como o Japão, você também pode criar a sua própria cerimônia do chá, desde o momento da preparação até o consumo da bebida. Fique ligado nos próximos posts para aprender mais sobre cada ritual.

Fotos: Victor Affaro

Pare, olhe, escute

Qual foi a última vez que você parou? Que ficou totalmente em silêncio e se livrou das distrações ao teu redor? Fazer pausas na rotina ajuda a diminuir o ritmo, estabelecer o equilíbrio e se conectar consigo mesmo.

Bem-estar e reconexão

A meditação, por exemplo, praticada há milênios no Oriente, traz clareza e foco. Ela também ajuda a lidar com a ansiedade, ter mais objetividade para tratar temas delicados do dia a dia e expandir a consciência. “Sente em um local tranquilo — silencioso ou com alguma música instrumental ao fundo, se preferir — , feche os olhos e se concentre no momento presente, trazendo a atenção para a respiração”, diz Ju Menz. 

Atenção na respiração

Inspire contando até dois e expire contando até quatro, sentindo seu corpo soltando as tensões acumuladas. Quando o pensamento voar, apenas retorne, sem pressão, quantas vezes for preciso. Entenda que não existe parar de pensar. Essa é a principal função da mente. Meditar não é parar de pensar, mas acalmar a mente obsessiva. A meditação pode vir antes ou depois de algumas posturas de yoga. Não precisa ser muito flexível ou ter determinado condicionamento físico para praticar, é só esticar o tapetinho e começar.

Tudo conectado

Para além do alongamento, yoga é uma prática de foco e percepção que melhora a consciência respiratória e traz reintegração entre corpo e mente. A sequência chamada “Saudação ao Sol” é a mais conhecida e muito simples de aprender. Reservar alguns minutos para tomar um chá em silêncio também é uma ótima possibilidade de ritual. Em países como o Japão, há cerimônias ao redor da preparação e consumo da bebida, considerada um caminho para a harmonia e a paz interior.

Receita da paz

Esquente a água entre 75 e 80º C graus — um pouco antes de ferver — e faça a infusão da erva escolhida, respeitando o tempo indicado na embalagem. Depois, tome o chá lentamente, com atenção plena no ato.


Pausa na Rotina

Como fazer com que pequenos momentos do dia a dia ganhem importância? No Novotel você consegue se desligar da correria, acalmar a mente e relaxar o corpo.
abandono-pagina
No Thanks