Vibes

Como reconhecer um boteco bom

Por
Adriana Setti
true

Os dois vendem bebida e petisco. Mas é fácil saber a diferença entre um bar e um boteco. Aqui, os elementos que não podem faltar.

O que diferencia um bar de um boteco? Em teoria, os dois vendem (quase) as mesmas coisas. Mas há uma lista de elementos afetivos que fazem a gente bater o olho e saber o que é um botequim e o que não é. Aqui, a gente fala dessas e outras coisas que todo bom pé sujo precisa ter.

“Um ‘butiquim’ não se faz, precisa ser feito e abraçado pelas pessoas. Não é preciso muito pra se vender cerveja e meia dúzia de petiscos, mas é preciso muita coisa para ser um ‘butiquim’”.

Eduardo Freitas, sociólogo que fez um estudo “ébrio-etnográfico” sobre os botequins de Copacabana, em entrevista a Camille Lichotti pro TAB-Uol.

Sempre igual

Crédito: Reprodução

O boteco bom não reforma nem inova. Quem frequenta precisa ter certeza do que vai encontrar, a começar pelos mesmos garçons de sempre e o dono marcando presença — com um pano de prato no ombro. Se ele for simpático, ótimo. Mas o tipo mau humorado com carisma também é um clássico.

Azulejo é lindo

Como reconhecer um boteco bom
Crédito: Eduardo Freitas / @preah__

Uma parede de azulejo diz tudo. E se o balcão e o piso também forem revestidos (com outras cores e motivos), pode confiar.

Decoração aleatória

Como reconhecer um boteco bom
Crédito: @bodegadeveioolinda

Troféu de algum campeonato de várzea, pôsteres antigos, foto do único famoso que pintou na área, um relógio muito antigo, TV, baleiro giratório, um quadro meio desbotado da Última Ceia, imagem de Yemanjá, garrafas e cartelas de isqueiros coloridos. Todo boteco que se preze também tem que ser a sua vitrine com salgados e outros petiscos pra saciar a fome no bate-pronto. Se o bolovo for de respeito, o resto também será.

Banheiro minúsculo

Crédito: Reprodução

Um metro quadrado é o tamanho máximo permitido pra dedicar ao recinto da privada num boteco que se preze. Descarga com corrente, dispensador de sabão que vira de ponta-cabeça pra deixar o líquido cair (só que vazio) e higiene duvidosa costumam fazer parte do rolê.

Paredes de engradados

Crédito: Ricardo Moreno

O boteco não tem nada a esconder de ninguém, a começar pelos engradados coloridos empilhados em algum canto, que já entregam logo de cara o que você vai encontrar na geladeira.

Mais indícios

Como reconhecer um boteco bom
Crédito: Eduardo Freitas / @preah__

Banco preso no chão na frente do balcão, copo americano, guardanapo “impermeável” no suporte metálico, petiscos servidos na bandeja de alumínio, café na garrafa térmica, o ventilador girando feroz — se houver ar-condicionado, desconfie —, menu preso na parede…

Crédito imagem de abre: Daniel Neto / @baixagastronomia

abandono-pagina
No Thanks