Vibes

Um santuário no coração da Amazônia

Por
Mariana Caldas
Em
17 abril, 2015

A floresta ainda está amanhecendo lá fora, mas o despertador já tocou por aqui. Aos poucos a noite vai se despedindo. E quem canta agora são os passarinhos, iniciando os voos do dia que nasce, a cada novo raio de luz que surge na mata. O café da manhã é farto e saboroso, feito tempero da vovó, e tem toda a energia que precisamos para mais uma aventura na Amazônia.

Cristalino Lodge é considerado um dos melhores eco-lodges do mundo. Ele fica em Alta Floresta, no norte do Mato Grosso, à beira do Rio Cristalino. E é uma pequena clareira, no coração de uma das áreas mais preservadas e biodiversas da floresta amazônica. Um santuário, capaz de proporcionar vivências profundas e inesquecíveis neste bioma tão poderoso.


E foi naquele pequeno paraíso que vivi as experiências mais inimagináveis e lindas. Um encontro casual com uma sucuri tomando banho de sol em uma pequena prainha na beira do rio; o reflexo verde florescente nas águas prestas do rio; ter o prazer de conhecer guias que amam a floresta e já são parte dela, e poder aprender um pouquinho com os seus gestos e sabedorias; sentir a energia de uma castanheira de mais de 350 anos e presenciar as noites mais estreladas da minha vida, são só alguns dos infinitos detalhes dessa viagem.

Um dia estávamos no barco, bem devagarinho até que Jorge, um dos guias e mestres passarinheiros do Cristalino, parou, desligou o motor e pediu que fizemos silêncio. Era um tamanduá-colete, que ele conseguia ouvir ao longe na mata. Encostou o barco, nos chamou para entrar em uma pequena trilha e de repente, lá estava ele. Pequeno, fofo e imóvel, desde que sentiu a nossa presença. Acho que nunca vou esquecer esse momento, esse dia e tudo isso.

Porque é mesmo muito transformador ver tão de perto uma conexão tão poderosa com a natureza. Sentir o respeito e o amor que os guias do Cristalino têm por aquele verde precioso é lindo. Hoje só agradeço a possibilidade de expandir meus universos nesse lugar tão mágico, com pessoas tão incríveis por perto.

O Cristalino também é um dos destinos preferidos dos passarinheiros do mundo, já que é possível observar um terço das aves brasileiras e aproximadamente 50% das espécies amazônicas por lá. Fora os labirintos místicos da sua fauna e flora. Mais de 1576 borboletas já foram catalogadas na região. E muitos outros seres da floresta vão cruzar o seu caminho. Sempre. Entre insetos coloridos, sapinhos mil, queixadas, antas, tamanduás, capivaras e muitos macacos, você sempre pode tirar a sorte grande e, quem sabe, presenciar uma onça-pintada em seu habitat natural.

E as possibilidades vão ser sempre infinitas e únicas. Para saber mais sobre este santuário e planejar a sua próxima viagem para a Amazônia, mergulhe no site oficial do Cristalino Lodge.

abandono-pagina
No Thanks