Solar Vibes

Da fazenda à mesa, literalmente: a cozinha natural do chef Hervé Witmeur em Barra Grande do Piauí e Jericoacoara

Por
Adriana Setti
Em parceria com

Ele trocou Bruxelas pelos ventos do Nordeste onde, entre um velejo e outro, combina técnicas tradicionais europeias com ingredientes que ele mesmo planta.

Foram os bons ventos da costa nordestina que trouxeram o chef Hervé Witmeur ao Brasil. Criado em Bruxelas, o belga acabou caindo de amores pelo litoral do Piauí durante uma kite trip em 2011. “Minha esposa e eu tínhamos o sonho de ter uma vida mais saudável, de sair da cidade pra velejar, descobrir, aprender e trabalhar junto com a natureza”, diz o cozinheiro. “Acabamos sendo acolhidos pela comunidade e pelo entorno desse lugar tão mágico.” Entusiasta da cozinha natural, ele tem como marca registrada a combinação das técnicas tradicionais europeias com os insumos locais e orgânicos, segundo a filosofia farm to table, literalmente. 

O chef Hervé Witmeur: uma viagem de kitesurf transformou a sua vida | Crédito: Chico Rasta

Adepto a um lifestyle com os pés na areia e as mãos na terra, Witmeur cultiva 14 hectares de terra nos Tabuleiros Litorâneos, em Parnaíba, ao lado da educadora Marie, sua companheira. O projeto, batizado de La Reserva, combina práticas de permacultura, agroecologia e agrofloresta pra, desde o ano passado, abastecer as despensas do La Cozinha (@lacozinha), seu restaurante em Barra Grande do Piauí, e do Éllo (@ellorestaurante), sua empreitada mais recente, em Jericoacoara. O excedente da produção é vendido nos arredores da fazenda, como forma de difundir a importância do consumo de alimentos sem agrotóxicos em uma região carente de produtos agrícolas de qualidade.

Apesar de morar em Barra Grande, ele escolheu Jericoacoara (a 180km) pra instalar seu restaurante mais sofisticado e autoral, Éllo, inaugurado pouco antes do início da pandemia. O projeto, repleto de tropicalidades com um toque contemporâneo, leva a assinatura do escritório carioca Mareines, famoso pela arquitetura que privilegia as linhas orgânicas. Com parede forrada de plantas, cozinha aberta e piso com mosaico que lembra marchetaria, serve um menu degustação em seis etapas, com pratinhos que variam conforme a temporada e o que brota na La Reserva, onde a produção é focada em superalimentos, como a moringa, a acerola e a cúrcuma. Frutos do mar e peixes fresquíssimos também têm destaque no repertório. Pra harmonizar com o clima de Jeri, os drinks criados na casa levam frutas da estação. Prove o Asteca, com tequila, suco de limão e shrub de abacaxi.  “Cheguei ao Brasil com as técnicas da gastronomia francesa e comecei a brincar com os produtos locais. Tento usar ao máximo os ingredientes da região e fazer uma gastronomia internacional”, explica Hervé.

O salão do Éllo, inaugurado pouco antes da pandemia em Jericoacoara

Rota dos Paraísos

Descobrir os destinos mais solares do Brasil. Buscar inspiração e voltar a se conectar com a natureza. Aqui e na plataforma This Is Living, da cerveja Corona, você encontra dicas exclusivas de destinos, pessoas e tendências que não estão no guias de viagem. Tudo feito pelas duas marcas que mais entendem e gostam de verão no Brasil. Se for dirigir, não beba.