Uma road trip por falésias monumentais e multicoloridas, dunas a perder de vista e praias onde o céu está cada vez mais colorido pelas velas do kitesurf.
QUANTO TEMPO
779km / 15 dias
MELHOR ÉPOCA
julho a dezembro
ESTRADA
asfaltada / pista simples / trechos esburacados
VALE SABER
sem pedágio / 2 travessias de balsa e barco
NATUREZA
praia / falésia / duna / rio
Praia da Pipa (RN)

Um dos trechos mais espetaculares do litoral brasileiro vai da Praia do Amor à de Cacimbinhas, no município de Tibau do Sul. Bons restaurantes, pousadas charmosas e noites que nunca têm fim completam o combo. Resista se puder.
Tabatinga (RN)

Não deixe essa cidadezinha passar despercebida. Passeios de buggy pelo sul de Natal passam por aqui. Mas vale ficar uns dias pra curtir a praia de Barra de Tabatinga, com suas falésias majestosas, do jeito que o lugar pede: com calma.
Natal (RN)

Fazer passeios de buggy é um clichê necessário. Uma vez que você consegue explorar o Litoral Sul de carro, embarque no circuito do Litoral Norte pra ziguezaguear pelas dunas de Genipabu e pela Lagoa de Pitangui.
São Miguel do Gostoso (RN)

Onde o vento faz a curva, no ponto em que a costa do Brasil se volta ao norte, é um dos maiores hotspots de kitesurf do país. Antes ou depois do velejo, há várias pedidas pra comer bem e exercitar o hedonismo.
Macau (RN)

Anote esse nome: Praia de Soledade. Mais um lugar incrível pra velejar que passou a ser frequentado pela galera do kite e está se desenvolvendo em torno do vento. Tem uma ampla faixa de areia, águas calmas e um pôr do sol épico.
Galinhos (RN)

Na costa norte potiguar, esse vilarejo ocupa uma península arenosa de praias brancas, mar azul e ritmo pausado. É preciso estacionar o carro e pegar um barquinho. Do outro lado, a vida segue no ritmo das charretes e do vaivém das marés.
Ponta do Mel (RN)

Perto da divisa do Rio Grande do Norte com o Ceará, o sertão faz o mais lindo encontro com o mar, entre falésias vermelhas, dunas colossais e vegetação de caatinga. Cactos gigantes, cabras, jegues e uma praia a perder de vista formam a paisagem. Logo depois, faça a travessia de balsa Areia Branca-Grossos pra encurtar o caminho ao Ceará.
Icapuí (CE)

Uma faixa de areia que parece infinita vai revelando falésias multicoloridas, dunas e manguezais. Entre vilarejos despretensiosos que avançam por uma planície árida, praias como a da Peroba, de Picos e da Ponta Grossa mantêm uma tranquilidade inabalável.
Fortim (CE)

No encontro do Rio Jaguaribe com o mar de águas calmas, é mais um lugar que vem chamando a atenção dos velejadores pelas excelentes condições pro kitesurf. Tem praias preservadas, bons restaurantes e pousadas novas ao redor do simpático vilarejo de Pontal de Maceió.
Fortaleza

A capital do Ceará tem vida cultural intensa, praias incríveis e uma gastronomia pra além das porções industriais de camarão do Mercado do Peixe ou da “quinta do caranguejo”. Além de pegar onda na Praia do Futuro, visite o Museu da Fotografia e o Dragão do Mar.
Crédito da imagem de abertura: Humberto Sales / Mtur / Wiki Commons