Solar Vibes

04 day trips para você fazer a partir de Trancoso, na Bahia

Por
Adriana Setti
Em parceria com

Nossa seleção de roteiros pra explorar o trecho mais espetacular do sul da Bahia, com banhos de rio, falésias majestosas e piscinas naturais morninhas.

Falésias vertiginosas, rios multicoloridos, piscinas naturais na maré baixa e coqueirais até onde a vista alcança. Com localização estratégica e cheia de charme, Trancoso está a um pulo de alguns dos cenários mais bonitos do sul da Bahia, onde é possível fugir das aglomerações, tomar banho de água doce e provar a fina flor da cozinha baiana (a preços bem menos apimentados que os dos restaurantes do Quadrado). A seguir, 04 day trips pelos arredores de Trancoso.

Barra do Rio Caraíva: encontro entre o rio e o mar é beleza pura | Crédito: Adriana Setti

Caraíva: tudo muito rústico, só que não

Ao cruzar o rio Caraíva de canoa, você deixa pra trás os carros, o 4G e os problemas do mundo. Localizado 36km ao sul de Trancoso, o vilarejo de ruas de areia fofa é como um mundo à parte, com dias regados a banhos de mar ou rio, e noites embaladas a forró. Desde a chegada da energia elétrica, em 2007, quase tudo o que se esconde por trás das fachadas coloridas do povoado ficou mais sofisticado. Mas nada destoa dos ares rústicos de sempre, com charretes que vão e vêm e ausência de iluminação pública. Um dia perfeito em Caraíva tem rolê de SUP (ou de boia!), pastel no tradicional Boteco do Pará (@botecodoparacaraiva) e siesta à sombra de uma cabaninha do beach lounge Saravá (@saravacaraiva). Antes de cruzar de volta, veja o pôr do sol e tire o sal na Prainha, uma ladeira de areia que despenca no rio. 

Praia do Espelho: a apenas 20 quilômetros do centro de Trancoso | Crédito: Cristian Lourenço/iStock

Praia do Espelho: tarde no paraíso

Na maré baixa, a barreira de corais que passa rente à praia forma uma sequência de piscinas naturais diante de falésias majestosas. Entre Trancoso e Caraíva, a Praia do Espelho é uma parte de Curuípe, onde a civilização se resume a algumas pousadas e restaurantes pé na areia, além de um condomínio de luxo que mal se vê da areia. Pra curtir o lugar com tranquilidade, vá à tarde, pra esquivar das excursões que chegam lá pelas 10h e debandam depois do almoço. Após a partida das vans, será só silêncio, falésia, coqueiros e riachos que desaguam no mar. Um dia perfeito no Espelho tem almoço com aromas tailandeses no Restaurante da Silvinha e longas caminhadas pra fazer a digestão.

Impecável, o camarão com lula da Maroca vai melhor com uma long neck Corona tricando | Crédito: Ricardo Moreno

Santo André: à prova de muvuca

Ao norte de Porto Seguro, a 100km de Trancoso, o vilarejo de Santo André resistiu heroicamente ao turismo de massa, às grandes redes hoteleiras e ao axé onipresente na cidade vizinha. Separado de Santa Cruz Cabrália pelo rio João de Tiba, esse oásis baiano tem uma praia de areia branca tranquila e preservada, pousadinhas estilosas e alguns restaurantes que não fariam feio no Quadrado. Passe a manhã entre mergulhos de rio e mar e, depois, instale-se numa das cabaninhas da Maroca (@marocapraia), barraca turbinada na praia vizinha, de Santo Antônio, onde o mote é a nova cozinha baiana. O cardápio tem dadinhos de tapioca com camarões flambados na cachaça, arancini de moqueca de siri, vinagrete de polvo e mariscada. Pra acompanhar o banquete, peça uma long neck Corona trincando. 

O encontro inesquecível do rio com o mar na Ponta do Corumbau | Crédito: Cristian Lourenço/iStock

Corumbau: jeitinho de fim do mundo

Pra quem está em Trancoso, o jeito mais “fácil” de chegar à Ponta do Corumbau é ir até Caraíva e pegar um passeio de buggy. Mais uma carona de canoa e você estará lá. Isolado pelo Parque Nacional do Monte Pascoal, esse vilarejo ainda pulsa em ritmo pausado e mantém certo ar de fim de mundo, com pouquíssimas pousadas e restaurantes. Num conchavo entre a barreira de corais e o trabalho da maré, a água do mar atinge o azul mais estridente do sul da Bahia nas horas de seca. Pro almoço, encomende um arroz de polvo na cabana Canal do Pampo (@canaldopampocorumbau). 


Rota dos Paraísos

Descobrir os destinos mais solares do Brasil. Buscar inspiração e voltar a se conectar com a natureza. Aqui e na plataforma This Is Living, da cerveja Corona, você encontra dicas exclusivas de destinos, pessoas e tendências que não estão no guias de viagem. Tudo feito pelas duas marcas que mais entendem e gostam de verão no Brasil. Se for dirigir, não beba.