Places

De São Luís a Fortaleza: um roteiro pelas dunas, lagoas, praias, ilhotas e igarapés

Por
Adriana Setti
true

Muito além de Jericoacoara: um roteiro pelas dunas, lagoas, praias, ilhotas e igarapés da Rota das Emoções, do Maranhão ao Ceará, passando pelo Piauí, ou vice-versa.

QUANTO TEMPO

800 km / 15 dias

MELHOR ÉPOCA

maio a outubro

ESTRADA

asfaltada / trechos esburacados no Maranhão

VALE SABER

sem pedágio / conexão com barco e 4X4

 NATUREZA

praia / duna / lagoa / mangue

São Luís (MA)

São Luís, Maranhão
Foto: Eduardo Gayotto

Um dos destinos históricos mais interessantes e subestimados do Brasil: vale explorar o centro histórico, conhecer o Teatro Arthur de Azevedo, visitar o Museu do Reggae, participar de uma roda na Casa do Tambor de Crioula e dançar reggae agarradinho no Bar do Nelson.

Atins (MA)

Atins, Maranhão
Foto: Gabriel Xu / Unsplash

É a porta de entrada praiana do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, além de um dos melhores picos de kitesurf. O carro fica em Barreirinhas e você segue de barco. Não vá embora sem provar o camarão da Mazinha na Barraca do Pescador.

Pequenos Lençóis Maranhenses (MA) e Delta do Parnaíba (PI)

Delta do Parnaíba, Piauí
Delta do Parnaíba | Foto: Chico Rasta / Mtur / Wiki Commons

Pequenos Lençóis Maranhenses Quer mais dunas e lagoas? A singela cidade de Paulino Neves é a base de lançamento pra uma versão em miniatura do parque nacional, bem menos conhecida e inflacionada.

Delta do Parnaíba Deixe o carro no Porto dos Tatus, perto de Parnaíba, e se hospede na Ilha das Canárias pra ver a revoada dos guarás, os igarapés, as praias, as dunas e a grandeza do terceiro maior delta oceânico do mundo, na divisa do Maranhão com o Piauí.

Praia do Itaqui (PI) e Barra Grande (PI)

Barra Grande, Piauí
Barra Grande | Foto: Ana Raquel Hernandes / Wiki Commons

Praia do Itaqui — Barra Grande sem o hype? No município de Luís Correia, essa praia tem boas pousadas, infra pra kitesurf e sossego garantido.

Barra Grande — A praia mais hypada do Piauí tem pousadas e restaurantes charmosos camuflados na vibe rústica do vilarejo, que entrou na mira dos velejadores europeus e na rota do Réveillon megalomaníaco.

Praia do Preá (CE) e Ilha do Guajiru (CE)

Ilha do Guajiru, Ceará
Ilha do Guajiru | Foto: Fabio Barros / Wiki Commons

Praia do Preá — Nos últimos anos, esse vilarejo cresceu e apareceu, com novas pousadas, restaurantes e beach clubs. É uma alternativa a Jericoacoara (que fica a 11 km), mais fácil de chegar de carro comum a qualquer época do ano.

Ilha do Guajiru — Essa “ilha” é, na verdade, uma península de areia que forma uma linda lagoa bem na frente da Praia da Barra, em Itarema. Já recebeu etapa mundial de kitesurf, mas ainda é pouco conhecida por quem não veleja.

    Icaraizinho de Amontada (CE)

    Icaraizinho de Amontada, Ceará
    Foto: Adriana Setti

    Um dos melhores pontos do Litoral Oeste cearense pra velejar, pegar praia, comer e se hospedar bem. Também vale conhecer a vizinha Moitas.

    Fortaleza (CE)

    Fortaleza (CE)
    Foto: Matt Newman / Unsplash

    Além de pegar onda na Praia do Futuro, visite o Museu da Fotografia e o Dragão do Mar. Entre uma coisa e outra, coma no Mar de Rosas e tome uma cerveja artesanal na Donkey Head.

    Crédito da imagem de abertura: Luiza Carvalho / Unsplash

    abandono-pagina
    No Thanks