Vibes

Desenrola, episódio #63 – Maturidade emocional: você tem?

Por
The Summer Hunter Staff
true

É preciso trabalhar diariamente várias habilidades psicológicas e cognitivas pra avançar algumas casas nesse caminho.

Maturidade emocional é um daqueles termos que quase todo mundo usa, mas raramente para pra pensar a fundo no que realmente significa — ou se está avançando nesse caminho. Essa habilidade está diretamente relacionada com a nossa capacidade de gerenciar as emoções, especialmente nos muitos e inevitáveis momentos difíceis do cotidiano.

São vários os fatores que interferem no desenvolvimento da maturidade emocional. Um dos principais, segundo os especialistas, é a sensação de vínculo seguro — ou seja, relações baseadas em confiança, segurança e estabilidade —, especialmente na primeira infância.

O que define uma pessoa emocionalmente madura?

“É conseguir enxergar os próprios defeitos e aceitar ou tentar mudá-los, se tiver vontade.” Nath Chalréo “É entender que ela não tem o controle de todas as coisas, apenas de como reagir ao mundo.” Luisa Rech “É chamar pra conversar e falar o que está sentindo pra alinhar expectativas.” Renata Miwa

No novo episódio do Desenrola, a gente destrincha o assunto, com análises da psicóloga e especialista em regulação emocional Ediane Ribeiro e da educadora parental e neuropedagoga Maya Eigenmann. Também conversamos com pessoas nas ruas e membros da nossa comunidade no WhatsApp pra entender quais atitudes ou comportamentos consideram sinais de maturidade emocional.

Desenrola, episódio #63 - Maturidade emocional: você tem?
Desenrola, episódio #63 - Maturidade emocional: você tem?
Desenrola, episódio #63 - Maturidade emocional: você tem?

“Quanto mais transitórias e proporcionais ao que vivemos são as nossas emoções, mais estamos no caminho da maturidade emocional. É quando podemos sentir tudo e não precisamos ter medo das nossas emoções.”
Ediane Ribeiro, psicóloga especialista em trauma e regulação emocional

“Quantas vezes a criança está chorando e mandamos ela parar? Está com medo e falamos que ela não deveria ter esse sentimento? Ao fazermos isso, estamos impossibilitando o seu amadurecimento emocional.”
Maya Eigenmann, educadora parental e neuropedagoga com pós-graduação em Educação Positiva

Curtiu? Então corra pra sua plataforma de áudio favorita e ouça o episódio!