O último mês do ano chegou. Mas será que você realmente precisa resolver tudo o que considera necessário antes de 2024 acabar?
Chegamos em dezembro! Além do Natal e do Ano Novo, o mês que dá boas-vindas ao verão costuma ter um monte de outros compromissos que costumam fazer com que a nossa bateria social e o nosso dinheiro escorram pelo ralo. Mas não para por aí: ainda tem aquela pressão pra finalizar o ano com um sorriso no rosto e dando check em todas as metas que você se propôs lá em janeiro.
No novo episódio do Desenrola, a gente pensa em formas de como não pirar nesse mês, com a ajuda da atriz, escritora e roteirista Helen Ramos; do psicanalista Guilherme Facci; e da criadora de conteúdo sobre rotina Yasmin Barroso.


“O tempo do nosso inconsciente não anda de mãos dadas com o tempo cronológico, o tempo do calendário. Quando vamos começar a respeitar melhor o nosso ritmo, o que estamos sentindo?”
Guilherme Facci, psicanalista e criador do podcast A loucura nossa de cada dia

Sentimentos que podem surgir no final do ano:
· Ansiedade
· Saudade
· Tristeza
· Nostalgia
· Introspecção
Ou seja, tudo bem se o seu astral não estiver lá em cima.

“Pra mim, dezembro significa descanso, é o momento que desligo do celular e não sinto o FOMO do trabalho. Mas também fico angustiada pensando: tenho trabalho pra janeiro? Vou conseguir viajar? Quais são meus projetos? Quem sou eu?”
Helen Ramos, atriz, escritora, roteirista e apresentadora do podcast Radiohel

Definir metas ou não?
Pra algumas pessoas, essa tradição — que existe há cerca de 4 mil anos! — acaba resultando em mais angústia e frustração do que em motivação. Se esse for o seu caso, vale avaliar se faz sentido mantê-la. Outra opção é mudar a forma que você escreve suas metas.

“Sempre que nos aproximamos de metas como ‘ler mais’ e ‘se alimentar melhor’, levantamos o sarrafo e nunca nos damos crédito por tê-las alcançado. Se você quer se exercitar mais, escreva algo como: ‘quero passear de bicicleta com meus amigos 20 vezes no ano’. Essa é uma meta que pode ser concluída.”
Yasmim Barroso, dona da marca Flor de Mim e criadora de conteúdo sobre rotina e planejamento

Curtiu? Então corra pra sua plataforma de áudio favorita e ouça o episódio!