Numa cultura que idolatra a produtividade, descansar virou motivo pra sentir culpa. Como devolver ao descanso o valor que ele nunca deveria ter perdido?
Quem nunca sentiu incômodo ou culpa ao parar pra relaxar por alguns minutos no sofá? Ou, então, aproveitou a hora do banho pra fazer um curso de idioma? A sua dificuldade em descansar de verdade — especialmente a cabeça — não é um problema individual. É reflexo de um mecanismo social movido por lemas como “trabalhe enquanto eles dormem” em que grande parte de nós está inserida.

Segundo dados da International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR), 30% dos trabalhadores brasileiros sofre com a síndrome de burnout. Somos o segundo país com mais casos diagnosticados no mundo, ficando atrás apenas do Japão.
No primeiro episódio da segunda temporada do Desenrola, mergulhamos no tema descanso, com a ajuda do psicólogo e escritor Alexandre Coimbra e da pesquisadora do trabalho Maíra Blasi. A gente também foi para as ruas ouvir o que as pessoas têm a dizer sobre cansaço e relaxamento em tempos de celebração da produtividade.


Curtiu? Então corra pra sua plataforma de áudio favorita e ouça o episódio!