Places

Destinos que NÃO vão bombar neste réveillon

Por
Adriana Setti
true

Quer fugir das megafestas caríssimas e esquecer do mundo em algum lugar com sossego, sombra e água fresca? Aqui, a gente lista as nossas apostas.

O Réveillon no Brasil tem altas doses de magia, é verdade. Mas também existe um quê de surto nessa corrida desenfreada pelo ano novo perfeito: as festas megalomaníacas, os lugares absurdamente lotados, os preços risíveis. Quer só ficar de boa em alguma praia tranquila, perto das pessoas amadas? Arraste pro lado e encontre seu lugar ao sol.

Rio Tinto e Mataraca, PB

Área de Proteção Ambiental Barra do Rio Mamanguape | foto: emerson gomes santos / wiki commons

Quase não dá pra acreditar que o Litoral Norte da Paraíba seja tão preservado e sossegado. Em Rio Tinto, rola dar um perdido na multidão nas praias de Miriri e Barra do Mamanguape. Já em Mataraca, a Barra de Camaratuba tem um lindo rio avermelhado que deságua em meio a muita areia dourada e coqueiros.

Ponta do Mel, RN

Vista das falésias da Ponta do Mel, no Rio Grande do Norte | foto: reprodução

A 300 km de Natal, no município de Areia Branca, esse vilarejo remoto é um daqueles lugares pra ter a sensação de estar distante de tudo – nem o celular pega direito. Entre falésias vermelhas, dunas colossais e vegetação de caatinga, o sertão encontra o mar em uma paisagem tomada de cactos gigantes, cabras, jegues e paz.

Ilha do Marajó, PA

Ilha do Marajó, no Pará: um mergulho na paisagem amazônica | foto: Aaron Mello/Unsplash

A duas horas de barco de Belém do Pará, a Ilha do Marajó é um mergulho na paisagem amazônica, com manguezais cinematográficos, vilarejos pacatos, búfalos pastando placidamente e uma atmosfera calma pairando no ar. As praias são tããão vastas que sempre terá espaço e solitude de sobra pra quem quiser.

Ilha do Mel, PR

Sem carro e sem estresse na Ilha do Mel, no Paraná | foto: v. agostinelli / wiki commons

A 130km de Curitiba, a Ilha do Mel é o melhor motivo pra conhecer o discreto litoral do Paraná. Ideal pra reconectar com a natureza, sem carros e longe do stress urbano, a ilha tem pouco mais de mil habitantes e acesso limitado a 5 mil turistas por dia, o que garante tranquilidade total em seus mais de 25 km de praias, mesmo no verão.

Cumuruxatiba, BA

O sossego de Cumuruxatiba, no sul da Bahia | foto: vlamir azevedo / wiki commons

Um oásis low profile no hypado sul da Bahia, “Cumuru” é um distrito do município de Prado perfeito pra quem não quer ver e nem ser visto. Tem mar azul, dendê, pousadinhas simpáticas pé na areia e sossego. Rumo ao norte, várias praias tranquilas: Rio do Peixe, do Moreira, Imbassuaba, Barra do Cahy…

Ilha do Contrato, BA

Ilha do Contrato: paz inabalável a 200km de Salvador, na Bahia | foto: reprodução

Cercada por um manguezal no ponto onde o Canal do Serinhaém encontra a Baía de Camamu, a 200 km de Salvador, a Ilha do Contrato abriga uma pequena vila de pescadores. Perto da hypada Barra Grande, na Península de Maraú, mas distante de qualquer tipo de agito, é o destino pra quem curte a simplicidade pé na areia e sossego.

Icapuí, CE

As falésias da Praia Redonda, em Icapuí, no litoral cearense | foto: reprodução

Pertinho da divisa do Ceará com o Rio Grande do Norte, uma faixa de areia que parece infinita vai revelando falésias multicoloridas, dunas e manguezais. Entre vilarejos despretensiosos que avançam por uma planície árida, praias como a da Peroba, de Picos e da Ponta Grossa mantêm uma tranquilidade inabalável até no fim do ano.

foto de abertura: adrian michael / wiki commons

abandono-pagina
No Thanks