Vibes

Dia do Sol: uma homenagem à nossa grande fonte de inspiração

Por
Adriana Setti
Em parceria com

Celebrado em 3 de maio, o Dia do Sol foi instituído para lembrar-nos que o astro é essencial para os seres humanos e a vida no planeta Terra. E também para reforçar a importância de investir em energias renováveis como forma de garantir nossa sobrevivência por aqui. Em parceria com o Portal Solar, o maior portal de energia solar do Brasil, a gente rende homenagem à nossa grande fonte de inspiração.


3 de maio

O Dia do Sol foi instituído para lembrar-nos que o astro é essencial para os seres humanos e a vida no planeta Terra. E também para reforçar a importância de investir em energias renováveis como forma de garantir nossa sobrevivência por aqui.

Energia positiva

Além de ser uma alternativa limpa para a geração de energia, o sol também é crucial para nosso bem-estar. Não é à toa que um dia de céu azul sempre tem mais brilho. A produção de serotonina, o neurotransmissor do prazer, é ativada pela ação solar. Na falta dele, algumas pessoas podem sofrer de depressão sazonal.

Foto: Felipe Archer/Unsplash

Vitamina solar

Tomar sol não só é gostoso como fundamental. Os raios solares em contato com a nossa pele desencadeiam reações que levam à síntese da vitamina D, que garante que nosso corpo absorva cálcio, o que é fundamental para os ossos. Estudos recentes relacionaram a carência dessa substância a uma maior propensão à depressão.

Foto: Andre Hunter/Unsplash

Deuses do sol

Ao longo dos séculos, o sol também adquiriu um sentido simbólico em muitas culturas. Os egípcios tinham Rá como principal divindade. Para os gregos, Apolo era patrono da luz, da música, da medicina e das artes. No candomblé, Oxalá representa a criação da vida. Em sânscrito, “surnya” quer dizer sol e “namaskara”, saudação. No yoga, a Saudação ao Sol compreende uma sequência fluida de 12 posturas (asanas) que faz alusão ao ciclo solar, desde o nascimento até o crepúsculo. Além de ser um exercício bem completo, o Surya Namaskara tem um sentido mais profundo: com a prática regular, é possível despertar nosso sol interior.

Bem pro bolso

Sol também é sinônimo de economia. Além de contribuir para reduzir as emissões de carbono, quem opta por painéis solares pode ter rendimentos financeiros. O retorno do investimento na transição do modelo energético acontece entre 3 e 6 anos e permite reduzir a conta de luz em até 95%. Fora isso, o imóvel se valoriza até 30%!

Foto de abertura: Selvan B/Unsplash


Quer trazer a energia do sol para a sua vida? Com o Portal Solar, o maior portal de energia solar do Brasil e rede com unidades em todo país, você encontra a melhor solução pra instalar o seu sistema e produzir a sua própria energia solar.
abandono-pagina
No Thanks