Places

Miniguia: as melhores dicas pra você conhecer Galinhos, no Rio Grande do Norte

Por
Adriana Setti

Bem onde o vento faz a curva, na costa norte potiguar, esse vilarejo de praias brancas, mar azul e ritmo pausado é um enigma do turismo: por que ninguém conhece?

Muita gente que vai ao Rio Grande do Norte chega seca para conhecer a Praia da Pipa e só tem olhos para o litoral sul do estado. Mas, lá onde o vento faz a curva, 160 km ao norte de Natal, o Nordeste ainda guarda um segredo: Galinhos. Meio parado no tempo, no bom sentido, o vilarejo ainda pulsa ao ritmo das charretes e das marés — sem carro, sem stress e sem hype. Neste post, a gente desvenda esse mistério.

Na ponta de uma pequena península de areia que separa o Atlântico de um estreito braço de mar, Galinhos é um canto do litoral norte potiguar onde o turismo ainda engatinha. A dificuldade de acesso explica, em partes, esse fenômeno. A 160 km de Natal, é preciso estacionar o carro e pegar um barquinho. Do outro lado, a vida segue no ritmo das charretes e do vaivém das marés.

A pequena península de areia onde fica Galinhos, no Rio Grande do Norte | Foto: divulgação/prefeitura

Preguiça Boa

Galinhos é o tipo de lugar que combina com a delícia de não fazer nada, entre mergulhos no mar aberto ou no braço de mar. Passear de charrete até o farol é um clássico local. Mas também dá perfeitamente pra ir até lá caminhando pela praia de areia branquíssima, rendendo-se às piscininhas de água morna e transparente que se formam na maré baixa.

Vale a pena dar um rolê de barco pelo braço de mar adentro, passando pelo mangue e ladeando a salina que ajuda a mover a economia local, que não depende inteiramente do turismo — o que ajuda a explicar a presença tão discreta de Galinhos na rota das praias nordestinas. O passeio passa por um conjunto de dunas até chegar ao vilarejo de Galos. Com o célebre barqueiro Junior Tubarão, rola ostra e ceviche — do mar ao prato — no piquenique.

Farol de Galinhos, no Rio Grande do Norte
Farol de Galinhos | : foto: Flaviohmg / Wikicommons
Passeio de barco mar adentro em Galinhos | Foto: reprodução

Na Vizinhança

Também dá pra ir caminhando (8 km ida e volta) até Galos, que ganhou algumas pousadas bacanas nos últimos anos. Deu preguiça? Vá de charrete ou em passeios de buggy, que também se aventuram nas dunas. Uma vez lá, a boa pra almoçar com o pé na areia é o Barravento.

Barravento restaurante pé na areia em Galinhos, no Rio Grande do Norte
Almoço pé na areia em Galinhos é no Barravento | Foto: reprodução

Vento, Ventania

Com uma posição geográfica semelhante à de São Miguel do Gostoso, voltada para o norte, Galinhos também está sendo descoberta pela galera do kitesurf. A Cocoloco dá cursos e aluga equipamentos, além de organizar passeios de stand up paddle e aulas de surf.

Kitesurfe em Galinhos, no Rio Grande do Norte
Kitesurf: descoberta recente em Galinhos (RN) | Foto:: Gresasc / Wikicommons

Onde Comer em Galinhos

Simplicidade à mesa é a regra de Galinhos, onde peixes e frutos do mar dominam. Uma das apostas mais certeiras é o Frutos do Mar Slow Food, onde os chefs Lany e Lourimar Neto preparam moquecas e polvo. Pra comer de frente pro mar, duas opções simpáticas são o restaurante da pousada Brésil Aventure e o Nativus Bar, que está em recesso e reabrirá em breve.

Frutos do mar em Galinhos, no Rio Grande do Norte
Restaurante Frutos do Mar Slow Food em Galinhos, no Rio Grande do Norte
Pousada em restaurante em Galinhos, no Rio Grande do Norte
Pousada e restaurante Brésil Aventure em Galinhos, no Rio Grande do Norte

Onde Ficar em Galinhos

A Chalé Oásis é a pousada de mais personalidade da vila, com chalés coloridos equipados com cozinha, além de piscina e uma área de frente para o braço de mar. O restaurante, Porto Bistrô, é um dos melhores do vilarejo. Com a mesma vista, a Amagali tem apartamentos moderos, chalés e piscina. Em Galos, fique na Mahalo Fulô ou na Peixe-Galo, ambas pé na areia.

Pousada com piscina em Galinhos, no Rio Grande do Norte
Pousada Amagali em Galinhos, no Rio Grande do Norte
Pousadas em Galinhos, no Rio Grande do Norte
Pousada Chalé Oásis em Galinhos, no Rio Grande do Norte
abandono-pagina
No Thanks