Bem onde o vento faz a curva, na costa norte potiguar, esse vilarejo de praias brancas, mar azul e ritmo pausado é um enigma do turismo: por que ninguém conhece?
Muita gente que vai ao Rio Grande do Norte chega seca para conhecer a Praia da Pipa e só tem olhos para o litoral sul do estado. Mas, lá onde o vento faz a curva, 160 km ao norte de Natal, o Nordeste ainda guarda um segredo: Galinhos. Meio parado no tempo, no bom sentido, o vilarejo ainda pulsa ao ritmo das charretes e das marés — sem carro, sem stress e sem hype. Neste post, a gente desvenda esse mistério.
Na ponta de uma pequena península de areia que separa o Atlântico de um estreito braço de mar, Galinhos é um canto do litoral norte potiguar onde o turismo ainda engatinha. A dificuldade de acesso explica, em partes, esse fenômeno. A 160 km de Natal, é preciso estacionar o carro e pegar um barquinho. Do outro lado, a vida segue no ritmo das charretes e do vaivém das marés.

Preguiça Boa
Galinhos é o tipo de lugar que combina com a delícia de não fazer nada, entre mergulhos no mar aberto ou no braço de mar. Passear de charrete até o farol é um clássico local. Mas também dá perfeitamente pra ir até lá caminhando pela praia de areia branquíssima, rendendo-se às piscininhas de água morna e transparente que se formam na maré baixa.
Vale a pena dar um rolê de barco pelo braço de mar adentro, passando pelo mangue e ladeando a salina que ajuda a mover a economia local, que não depende inteiramente do turismo — o que ajuda a explicar a presença tão discreta de Galinhos na rota das praias nordestinas. O passeio passa por um conjunto de dunas até chegar ao vilarejo de Galos. Com o célebre barqueiro Junior Tubarão, rola ostra e ceviche — do mar ao prato — no piquenique.


Na Vizinhança
Também dá pra ir caminhando (8 km ida e volta) até Galos, que ganhou algumas pousadas bacanas nos últimos anos. Deu preguiça? Vá de charrete ou em passeios de buggy, que também se aventuram nas dunas. Uma vez lá, a boa pra almoçar com o pé na areia é o Barravento.

Vento, Ventania
Com uma posição geográfica semelhante à de São Miguel do Gostoso, voltada para o norte, Galinhos também está sendo descoberta pela galera do kitesurf. A Cocoloco dá cursos e aluga equipamentos, além de organizar passeios de stand up paddle e aulas de surf.

Onde Comer em Galinhos
Simplicidade à mesa é a regra de Galinhos, onde peixes e frutos do mar dominam. Uma das apostas mais certeiras é o Frutos do Mar Slow Food, onde os chefs Lany e Lourimar Neto preparam moquecas e polvo. Pra comer de frente pro mar, duas opções simpáticas são o restaurante da pousada Brésil Aventure e o Nativus Bar, que está em recesso e reabrirá em breve.


Onde Ficar em Galinhos
A Chalé Oásis é a pousada de mais personalidade da vila, com chalés coloridos equipados com cozinha, além de piscina e uma área de frente para o braço de mar. O restaurante, Porto Bistrô, é um dos melhores do vilarejo. Com a mesma vista, a Amagali tem apartamentos moderos, chalés e piscina. Em Galos, fique na Mahalo Fulô ou na Peixe-Galo, ambas pé na areia.

