Vibes

Em busca da marola perfeita no litoral norte de São Paulo

Por
Adriana Setti
Em parceria com

No novo episódio da série Rota dos Paraísos, produzida pela cervejaria Corona, o fotógrafo Fellipe Ditadi, a longboarder Evelin Neves e o videomaker Pedro Scansetti vasculham as praias de São Sebastião em busca daquilo que amam: ondas pequenas.

“Vivo o surf de uma forma completa”, diz o fotógrafo Fellipe Ditadi. “Comecei a pegar onda aos dez anos de idade e, hoje em dia, toda a minha vida gira em torno desse esporte, inclusive o meu trabalho.” Um dos sócios do Small Riders, coletivo que cria conteúdo inspirado no lifestyle de praia, o carioca foi responsável por registrar os bastidores de vários filmes da série Rota dos Paraísos, produzida pela cervejaria Corona. Já no episódio Marola é Vida, Ditadi passa à frente das câmeras pra ir em busca daquilo que mais gosta: ondas pequenas. Com a longboarder Evelin Neves e o videomaker Pedro Scansetti, ele encara as curvas da Rio-Santos até encontrar as marolas mais perfeitas de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo. 

Fellipe Ditadi
Evelin Neves
Pedro Scansetti

“Sempre gostei de pintura, design e a parte estética do audiovisual”, diz Ditadi. “Mas, quando conheci o trabalho do Gustavo Cabelo, fotógrafo aquático do segmento de lifestyle de praia, decidi apostar todas as minhas fichas nisso”. Desde então, ele cobriu vários eventos importantes de longboard no Brasil e na Indonésia, venceu duas vezes o Rio Photo Festival, teve suas fotos estampadas na capa de revistas internacionais, como as europeias HangTen e Surfgirl Magazine, e publicou um livro, o Logger. Foi ao lado de Pedro Scansetti, aliás, que ele fez o seu primeiro trabalho importante como profissional, pra uma marca de moda carioca. “Ele e a Evelin são dois grandes amigos meus. O longboard clássico ainda é um nicho pequeno, então a gente acabou se unindo por ter esse gosto em comum e já viajamos juntos pelo mundo afora”, diz Fellipe. 

Estar em seu habitat natural fez com que o fotógrafo ficasse à vontade em sua primeira experiência na frente das lentes. “Nem no meu Instagram costumo postar foto minha! Mas acabou sendo tranquilo, porque marola é um assunto que eu domino”, diz Fellipe, que já tinha estado na Baleia cinco anos atrás, pra rodar Sambarama, seu primeiro filme de surf. “Só que o mar não estava bom. Daí, quando vi que a praia estava no roteiro de Marola é Vida, cheguei a ficar na dúvida se valia a pena”, conta Ditadi. Mas, dessa vez, o melhor pico pra surfar de longboard no litoral norte superou todas as expectativas. “Foi um dos melhores dias de surf da minha vida”.

Saiba mais sobre os cenários de Marola é Vida e descubra onde estão as melhores ondas (pequenas) do litoral norte de São Paulo.

Onde ficar no litoral norte: Toca da Praia

A cena em que Fellipe, Evelin e Pedro aparecem tomando uma cerveja Corona na beira da piscina foi rodada na Toca da Praia (@pousadatocadapraia). A menos de cinco minutos da praia de Maresias, onde rolam algumas das melhores ondas do litoral norte, a pousada tem 21 quartos em quatro categorias, todos com ar condicionado, frigobar e wi-fi. A área comum conta com um deck ao redor da piscina, jardim, espreguiçadeiras e uma copa aberta 24 horas, com chaleira e micro-ondas. Empresta cadeiras de guarda-sol aos hóspedes. 

Pedro, Felipe e Evelin: em busca da marola perfeita

O mirante de Gabriel Medina: entre Maresias e Boiçucanga

Na serra entre Boiçucanga e Maresias, uma entradinha bem camuflada no meio da mata leva ao mirante que aparece no início do filme, onde Fellipe, Evelin e Pedro conferem as ondas. “De lá, você consegue ver Maresias inteira e até a praia de Paúba”, diz Ditadi. Nascido e criado em Maresias, o campeão mundial de surf Gabriel Medina tem várias fotos nesse pico em seu perfil no Instagram.

Boiçucanga: mar e cachoeira

O lugar onde os maroleiros param pra esfriar a cabeça no mar fica no canto esquerdo de Boiçucanga, onde um pequeno píer de pedras separa a faixa de areia do rio que dá nome à praia. Pra tirar o sal, também vale conhecer as cachoeiras dos arredores. A Trilha do Ribeirão de Itu, que dá acesso a três quedas d’água, começa ao final da Estrada do Cascalho, no sertão. 

Praia da Baleia: as melhores marolas do litoral norte

“A onda da Baleia é muito perfeita pra longboard por vários motivos: é longa, de fundo de areia, super fácil de surfar e nada perigosa. Fora isso, é uma praia muito extensa, então o crowd fica bem espalhado. Pra completar, a água é quente e tem estacionamento fácil”, diz Ditadi. “É um dos melhores beach breaks que conheço”. Depois de um dia de surf, vale a pena subir até o Mirante Bar (@mirantebarbaleia), que tem vistas alucinantes, pra curtir o pôr do sol. 


A vida é aqui fora!

abandono-pagina
No Thanks