Solar Vibes

9 endereços ao ar livre em São Paulo para você perder o medo do app de paquera e combinar um date ao vivo — e em segurança

Por
Fabiana Corrêa
Em parceria com

De café a casa noturna, selecionamos os melhores lugares de São Paulo para você marcar aquele primeiro encontro do jeito mais seguro possível.

O.k., a gente ama tecnologia, mas o smartphone é só o primeiro passo para o que realmente importa: olhar nos olhos, bater papo sob a copa de alguma árvore, dividir uma garrafa de vinho em um fim de tarde ou um drink à noite ao som de alguns dos melhores DJs de São Paulo. Por isso, nos juntamos ao Inner Circle, app de relacionamentos criado na Holanda e que chegou ao Brasil em 2019, para selecionar lugares por diferentes regiões da cidade para você marcar um encontro em que dá para manter o distanciamento e tomar um drink ou um café ao ar livre, do jeito mais seguro possível, considerando o momento. Se a vontade é passar o dia conversando ou se é só encontrar pessoalmente e checar se o clima rola cara a cara depois de alguns papos virtuais, escolha o que tem mais a ver com seu estilo e vá com fé — e com máscara e álcool gel. E se você ainda não baixou o Inner Circle, clica aqui que a gente te dá um mês grátis!

Ama.zo | Crédito: @amazoperuano

Ama.zo

Mesas ao ar livre, sob a copa das árvores, mas com uma cobertura bem alta. Assim, podem ser aproveitadas também em dias chuvosos. O Ama.zo (@amazoperuano) ocupa parte de um palacete restaurado nos Campos Elíseos, projetado por Ramos de Azevedo, o mesmo arquiteto do Teatro Municipal de São Paulo (o que por si só já é uma atração). Faz comida peruana de qualidade com bom preço, tanto que foi incluído na categoria Bib Gourmand do Guia Michelin 2020. O cardápio criado pelo chef Enrique Paredes, do Barrakhuda, de Lima, começa com um pisco sour, inclui os ceviches como entradas e chega ao arroz com pulpo, que tem polvo grelhado, abóbora confit e couve manteiga, num visual de arrasar. Ideal aquele almoço informal, que inclui longas horas de conversa para quem quer se conhecer melhor.
Rua Guaianases, 1149, Campos Elíseos

A Balsa | Crédito: @a_balsa

A Balsa

Os planejados e os virginianos vão curtir esse lugar, com lotação de 38 pessoas no terraço e venda de ingressos antecipados pelo site. A Balsa (@a_balsa) começou como um misto de bar, loja e centro cultural no centrão paulistano. Há pouco o bar voltou a funcionar, com aquela mesma vista para apreciar o horizonte da metrópole e todos os protocolos de segurança. Vocês podem chegar no fim de tarde e assistir o pôr do sol ou ir mais à noitinha para curtir um drink à luz de velas. O combo do ingresso inclui petiscos e refeição, cujo cardápio é anunciado no site. Sexta à noite tem som de DJ. Se ainda falta o date, baixe e se inscreva no app de relacionamentos  Inner Circle.
Rua Capitão Salomão, 26, terraço e 4º andar, Centro

Caracol Bar | Crédito: Dudu Magalhães

Caracol Bar

Uma tarde (ou noite) de drinks e música com ecos de brasilidade. O Caracol Bar (@caracolbar) tem, como sócio, Millos Kaiser, DJ da festa Selvagem, que trouxe a mesma mistura de música eletrônica e brasileira para a Vila Buarque. A arquitetura elegante é o ponto alto: uma estante iluminada cheia de plantas e garrafas acompanha o longo bar, com uma pequena pista de dança aos fundos e, depois dela, uma escada/arquibancada que leva à área externa. Essa varandinha é o lugar perfeito para um primeiro drink. Aos sábados, abre às 16h e essa é sua deixa. Garanta um lugar em uma das mesas ou na escada e peça uma croqueta de queijo de cabra com hortelã para compartilhar. À medida que a noite chega, o andar de cima se torna ainda mais intimista e reservado.
Rua Jaguaribe, 76, Vila Buarque

Chou | Crédito: Gui Galembeck

Chou

É o quintal mais romântico de São Paulo.Então se a coisa já engatou, é aqui que vocês irão tomar um vinho e ouvir clássicos do jazz como música ambiente. Nos fundos da antiga e simpática casinha — onde ficam o bar e o salão principal, há uma grelha e um quintal coberto de vidro, aberto para o jardim. Do fogo saem carnes, mas também os deliciosos cogumelos com avelã e salsinha, que você pode acompanhar com risoni cremoso com hortelã e nozes. O Chou (@restaurantechou) tem uma carta de vinhos e espumantes variada que harmoniza com seus pratos e pode servir para aquecer ou refrescar uma noite a dois.
Rua Mateus Grou, 345, Pinheiros

Caffè Ristoro | Crédito: @cafferistoro

Caffè Ristoro

Construída no início do século 20, a bela mansão onde está a Casa das Rosas é um marco na Avenida Paulista. Em seu pátio está o Caffè Ristoro (@cafferistoro). Ali, o lance é a praticidade: dá para tomar um espresso com um bom pão de queijo perto do trabalho e conferir se rola um clima pessoalmente — com muito charme. O Ristoro fica num pátio cercado por jardins floridos, onde o tempo pára um pouco e é possível esquecer a muvuca e o trânsito intenso da região. E ainda se pode dar uma voltinha entre as roseiras, fazer uma parada na livraria que funciona na casa e estender um pouco o assunto, caso tudo dê certo. Se o encontro pular para a hora do almoço, o Ristoro oferece as massas da rotisseria Il Pastaio. 
Av. Paulista, 37, Bela Vista

Casa Raw | Crédito: @casaraw

Casa Raw

Gluten free, plant based e outras preferências alimentares  contemporâneas têm lugar na Casa Raw (@casaraw) que conta com um quintal cercado de árvores nas Perdizes. Ou seja, vocês não irão se desentender por conta da dieta de cada um. Dates veganos podem começar com uma cervejinha artesanal ou um vinho orgânico. E há sempre a kombucha rosé para quem não bebe álcool. No almoço ou jantar, dá para pedir hambúrguer de tofu e queijo de castanhas com chutney de figo ou um lombo de jaca assado com molho de mostarda e melado. Vegano, sim; tedioso, jamais.
Rua Dr. Franco da Rocha, 515, Perdizes

Dois Trópicos | Crédito: @doistropicos

Dois Trópicos

Uma loja de plantas, uma escola de yoga e um café que privilegia a alimentação orgânica funciona neste endereço no coração de Pinheiros. Assinado pela arquiteta Mariana Schmidt, o projeto da Dois Trópicos (@doistropicos) é a principal atração. Por isso se você e o date curtem design, terão assunto de sobra ao marcar o primeiro encontro aqui. Ah, você ainda não tem date? Experimenta baixar e se inscrever no app de relacionamentos  Inner Circle.  Toda projetada em tons de argila, a casa tem uma grande escada em formato de caracol altamente instagramável. Enquanto conversam nas mesas ao ar livre dispostas entre árvores nos fundos imóvel, peça um dos pratos, todos feitos com ingredientes naturais e locais, a exemplo do shakshuka (ovos cozidos no molho de tomate) e kombucha. 
Mateus Grou, 589, Pinheiros

Vicolo Nostro | Crédito: @vicolonostro

Vicolo Nostro

É uma daquelas casas tradicionais, com garçons de camisa e gravata, e comida sempre bem feita. No Jantar, o Vicolo Nostro (@vicolonostro), que funciona há 22 anos no Brooklin, atrai casais e grupos de executivos para sua varanda ampla com ares da Toscana. Não espere novidades ou modernidade, mas um lugar arejado e gostoso, onde a comida não será problema para neocasal nenhum: tem um cardápio para (quase) todos os gostos e a execução sempre agrada. O salão é grande, mas o melhor é chegar cedo para jantar na varanda.
Rua Jataituba, 29, Brooklin

Mãos de Maria | Crédito: @maosdemariabr

Mãos de Maria

Em uma laje de Paraisópolis funciona esse restaurante com pegada social e que vai muito além da feijoada tradicional, servida todo sábado. O Mãos de Maria (@maosdemariabr) é uma escola gastronômica para as mulheres da comunidade, que ainda produzem marmitas para quem não pode pagar. Se você quer começar um papo engajado e socialmente responsável sob guarda-chuvas coloridos, o lugar é esse. Além da feijoada, há um cardápio que muda a cada dia e que pode incluir picadinho ou vaca atolada, além de legumes e verduras, algumas delas cultivadas na horta local.
Rua Ernest Renan, 1366, Paraisópolis

Pronto, idéias de lugares ao livre e super seguros para o primeiro date a gente já deu. Agora só falta se inscrever no Inner Circe e colocar esse plano em prática!

Foto de abertura meramente ilustrativa | Crédito: Reprodução/Inner Circle Brasil

O Inner Circle é um aplicativo de relacionamento criado para ajudar os solteiros a encontrarem o seu verdadeiro match. Cada perfil é analisado cuidadosamente para garantir que os membros sejam honestos e transparentes na busca por alguém especial. Baixe aqui e ganhe o 1º mês de Assinatura Premium grátis!