Vibes

Escolhas para rever em 2023

Por
The Summer Hunter Staff
Em parceria com
true

Metas e escolhas de ano novo pra adotar uma atitude mais solar com o planeta e os seres que vivem por aqui.

Fazer com que nosso planetinha azul continue sendo habitável depende, em grande parte, de políticas públicas e do compromisso das corporações com a sustentabilidade. Mas rever alguns hábitos e escolhas individuais também pode nos tornar pessoas mais gentis com o meio ambiente e a galera que vive ao nosso redor. Neste começo de ano, a gente propõe rever alguns hábitos.

Rotina mais solar

Metas sustentáveis para 2023
Créditos: Unsplash

Nossa rotina está repleta de pequenas decisões que, somadas, fazem a diferença. Apagar a luz ao sair, tomar banhos mais rápidos, reciclar rigorosamente o lixo, fazer deslocamentos a pé ou de bike e comer menos proteína animal são algumas ações que estão ao seu alcance todos os dias.

Será que você precisa mesmo de uma nova blusinha importada de um país distante? De um novo celular? Que tal refletir sobre suas reais necessidades e reduzir o consumo neste novo ano?

Hábitos e escolhas vintage

Metas sustentáveis para 2023
Créditos: Reprodução

Lembra como era nos tempos das nossas avós? Consertar eletrodomésticos ao invés de jogar fora, adaptar roupas usadas e reaproveitar restinhos de comida em novas receitas são algumas lições de sustentabilidade que podemos aprender com gerações passadas.

Metas sustentáveis para 2023
Créditos: Reprodução

Substituir produtos descartáveis — como pratinhos, canudos, copos, plásticos pra embalar comida etc — por alternativas duráveis pode ser outra meta pra 2023. A longo prazo, isso ainda vai fazer diferença no bolso!

Do que é feito?

Metas sustentáveis para 2023
Créditos: Reprodução

Atentar para o material com que os produtos consumidos são produzidos e embalados é fundamental. Usar itens de autocuidado e limpeza naturais e/ou biodegradáveis, comprar a granel dispensando sacolinhas do supermercado e preferir o papel de origem renovável ao plástico é um ótimo começo.

Saber de onde vem e pra onde vai aquilo que você consome é outra escolha relevante. O papel de origem renovável, por exemplo, é produzido a partir de árvores plantadas pra esse fim — ou seja, sem desmatamento. É biodegradável e pode ser reciclado. Optando por papéis da Suzano, que ainda mantém quase metade das áreas de florestas da empresa — cerca de 1 milhão de hectares — destinada exclusivamente à conservação, não tem erro.

Créditos: Reprodução

Até a escolha do seu rolê faz diferença: desde optar por bares que não usem materiais descartáveis a festivais com preocupação ambiental. A Suzano já possui copos e canudos feitos de papel que podem substituir descartáveis de uso único, e que possuem um impacto ambiental muito menor.


Nós Plantamos o Futuro

Como ser mais gentil com o planeta.
abandono-pagina
No Thanks