Miniguias

Estação Ecológica Jureia-Itatins: cachoeiras e praias

Por
Adriana Setti
true

A cerca de 140 km da cidade de São Paulo, essa reserva guarda um dos trechos mais bem preservados de Mata Atlântica do Brasil, além de cachoeiras e praias desertas.

No Litoral Sul de São Paulo, uma área de 84 hectares preserva serras forradas de Mata Atlântica intocada que avançam sobre a planície costeira, abrigando cachoeiras, rios e praias desertas. Tudo isso a pouco mais de duas horas da metrópole paulistana, com acesso a partir de Peruíbe — cuja praia do Guaraú fica às portas da Estação Ecológica Jureia-Itatins. 

Estação Ecológica Jureia-Itatins
Foto: Alessandro Pinto / Wiki Commons

ESPORTES

surf / stand up paddle / trekking

NATUREZA

mata atlântica / praia / rio / fauna / cachoeira

ROLÊS

trilha / off-road / observação de pássaros

BOM PRA

ecoturismo

MELHOR ÉPOCA

o ano todo

Modo de usar

Estação Ecológica Jureia-Itatins, Rio Guaraú
Rio Guaraú | Foto: Renato Martins / Wiki Commons

Afastada do centro de Peruíbe, a Praia do Guaraú é a urbanização mais próxima da reserva, onde há algumas pousadas e restaurantes simples. Até dá pra ir de carro convencional — com emoção — até Barra do Una e Caramborê, mas agências como a Ecotur e a Eco Trilhas levam às praias, trilhas e cachoeiras em jardineiras e veículos 4X4.

Barra do Una

Estação Ecológica Jureia-Itatins, Barra do Una
Foto: Jani Perereira / Wiki Commons

Uma vasta faixa de areia batida é cortada pelas águas escuras do rio Una. Na ponta norte da praia, há alguns campings, quartos pra alugar e lugares simples pra comer. É a única praia da Jureia com acesso direto de carro e um mínimo de infraestrutura.

Caramborê

Estação Ecológica Jureia-Itatins, Praia do Caramborê
Foto: Atillio Zolin

Uma trilha parte do costão norte da Barra do Una, atravessa um trecho de mata e chega a Caramborê, uma praia mais intimista e praticamente virgem. Também rola chegar de carro até os campings no morro e descer por uma trilha fácil.

Desertinha e outras praias

Estação Ecológica Jureia-Itatins, Desertinha
Foto: Damon Michellepis / Wiki Commons

A travessia do morro ao norte de Caramborê leva à Desertinha, ainda mais fotogênica e preservada, com acesso relativamente fácil. Trilheiros-raiz podem completar o trekking que passa por sete praias em 18 km, partindo da Barra do Una — vá com guia.

Cachoeiras

Estação Ecológica Jureia-Itatins, Cachoeira do Paraíso
Cachoeira do Paraíso | Foto: Ric Ribas / Wiki Commons

Do Paraíso — Uma bifurcação na estradinha que vai do Guaraú à Barra do Una leva a essa cachoeira que escorre por uma rocha lisa até um poço de águas claras. Acesso em horários limitados, com monitor e agendamento prévio no site do Parque Estadual Itinguçu.

Do Perequê — Na mesma estrada, mais próxima do Guaraú e acessível, tem piscinas naturais e lanchonete. Lota nos feriados.

Onde comer e ficar

Estação Ecológica Jureia-Itatins, Pau do Índio
Pau do Índio
Estação Ecológica Jureia-Itatins, Pousada Birdwatching Samambaia Azul
Pousada Birdwatching Samambaia Azul
Estação Ecológica Jureia-Itatins, Camping Tia Lola
Camping Tia Lola

Pau do Índio — Peixes, frutos do mar e outras receitas caiçaras são as especialidades deste restaurante imerso na Mata Atlântica, repartido em quiosques com teto de sapé. Fica na estrada que liga o centro de Peruíbe ao Guaraú.

Pousada Birdwatching Samambaia Azul — Essa pousada especializada em observação de pássaros tem um mirante com vistas magníficas pro mar e quartos bem-aprumados, no canto esquerdo do Guaraú.

Camping Tia Lola — Pé na areia da Barra do Una, tem espaço sombreado pra montar barracas, churrasqueiras, lanchonete e banheiros básicos.

Crédito da imagem de abertura: Alessandro Pinto / Wiki Commons