Places

Turisteando em Estocolmo. Check list antes de você se jogar na sauna

Por
Claudia Nascimento
Em
19 agosto, 2015

Monica Zetterlund, um dos maiores ícones do jazz sueco, tem uma música chamada “Devagar vamos caminhando pela cidade”. Ela fala das belezas e sensações que Estocolmo, capital da Suécia, trazem à tona numa noite de verão. E é assim, sem pressa, que a Veneza nórdica, como é conhecida, deve ser apreciada.

Das capitais europeias, Estocolmo é, com certeza, uma das mais belas e cheias de charme. Passear pela região é dar de cara com estilo, beleza, paisagens fascinantes e inúmeras áreas verdes. É a maior cidade sueca, com quase 1 milhão de habitantes. Viver nesse lugar é sinônimo de organização, respeito igualdade de gêneros e cuidado ao meio ambiente.

Gamla stan
É a parte velha da cidade. Nela, os turistas se aglomeram para comprar souvenirs e caminhar por ruas e vielas históricas. No verão, apreciar o movimento sentado num café ou restaurante, nas mesinhas do lado de fora, é a melhor opção. Peça um räckmacka, se você gostar de sanduíche de camarão, e uma cidra sueca, para sentir o gosto da estação na ponta da língua.

Gamla StanOla Ericson/imagebank.sweden.se

Mosebacke
É um lugar para comer bem, escutar boa música e apreciar a bela Estocolmo do alto. Localizado em Södermalm, bairro mais cool e hipster da cidade, a mistura de bar, restaurante e casa de shows é curtida pelo público descolado e sempre a fim de novidades na cena musical. Em 2006, a casa recebeu Milton Nascimento. Para agitar as sextas e os sábados desse verão, até 22 de agosto o renomado DJ sueco Johan Netz é o convidado do Mosebacke.

MosebackConny Fridh/imagebank.sweden.se

Moderna Muséet
Pelos caminhos da orla, em direção a Skeppsholmen, a visão do lago Mälaren e dos monumentos históricos é deslumbrante. Nikki de Saint Phalle e suas esculturas gigantescas anunciam a chegada ao Museu de Arte Moderna. Além de exposições atuais, o museu abriga trabalhos de Picasso, Matisse e Warhol.

Visitar o restaurante do Moderna éobrigatório. Com uma das mais privilegiadas vistas de Estocolmo, oferece um menu exclusivo, com pratos de verão. Chef e proprietária do restaurante, Malin Söderström é a atual vencedora do rets Krögare, premiação sueca que elege todo ano o melhor dono de restaurante do país.

Moderna MuséetDivulgação

Vasamuseét
Visitado por turistas do mundo todo, abriga um dos maiores fracassos suecos: um navio que naufragou em sua própria estreia, em 1628. Há mais de 40 mil objetos que foram encontrados no navio e ao seu redor. Em 1956 ele foi localizado e, em 1961, o casco foi trazido à superfície.

Vale finalizar a visita no restaurante do museu. Os pratos são cuidadosamente preparados com produtos locais e ecológicos. Responsabilidade social é também um dos pilares desse restaurante – às quintas, os funcionários distribuem 80 refeições gratuitas a um abrigo.

Kungsträdgården
Na primavera, a explosão das cerejeiras é o ponto alto desse parque. No verão, são os shows ao ar livre. Os suecos são pessoas que gostam da natureza. E os parques, como o “Kungsan”, transformam-se em verdadeiras praias urbanas. Tradicionalmente em agosto, o parque recebe o Brazilian Day, evento de divulgação da cultura brasileira, com música ao vivo, dança e pratos típicos.

Fjäderholmarna
Essas são as ilhas mais próximas da cidade. Um passeio de barco pelo arquipélago, com destino Fjäderholmarna, é uma atividade tipicamente de verão. Nessa época, pessoas de todas as idades vão curtir as praias, os restaurantes, as exposições de artes, o teatro ao ar livre e fazer descobertas nas lojinhas de artesanato sueco.

Skansen
Parque, museu, zoológico e arena de shows. O Skansen é tudo isso e combina com todas as idades. Reserve algumas horas e faça esse programa tipicamente sueco! Aproveite também para ver Estocolmo do alto e se deslumbrar. Se gosta de arte em vidro e cristal, não deixe de visitar o Stockholm Glasbruk, atelier dentro do Skansen. Lá, você vai apreciar, ao vivo, a arte secular do vidro soprado. O parque foi inaugurado em 1891 e, ainda hoje, abriga construções originais daquela época.

SkansenDivulgação

bannersponsoredvolvo

abandono-pagina
No Thanks