Onde encontrar praias com acessibilidade pra que pessoas com deficiência possam curtir a estação mais esperada do ano no Hemisfério Norte.
Um dos destinos mais desejados pra curtir o verão europeu, a Grécia fez barulho recentemente ao anunciar o seu plano pra ter 287 praias com acessibilidade em todo o país — 147 já estão prontas. O projeto, orçado em €15 milhões, prevê a instalação de um dos sistemas mais modernos do mundo pra garantir o banho de mar das pessoas com deficiência.
Sistema de ponta

Uma passarela conecta a calçada até o Seatrac. Desenvolvido no país, esse sistema consiste em uma cadeira operada por controle remoto que desce por um trilho até o mar, permitindo que o cadeirante entre e saia da água. Estacionamento, vestiários e banheiros adaptados completam a infraestrutura.
Informação organizada

Além da infraestrutura, o projeto conta com um site que mapeia todas as praias acessíveis do país e ensina como usar o sistema Seatrac, o que faz da Grécia o destino de praia europeu mais organizado nesse sentido — nos demais países, nem sempre é fácil encontrar informação centralizada.
“A igualdade de acesso ao mar é um direito humano inalienável.”
Vassilis Kikilias, ministro do turismo da Grécia.
Vamos a la playa
A Espanha é outro país que vem avançando consistentemente no sentido de tornar suas praias mais acessíveis. Apesar de não contar com um sistema tão moderno, o país já tem mais de 600 faixas de areia adaptadas. Uma fonte confiável de informação sobre elas é o Guia de playas accesibles da DiscapNet.

Al mare
A Itália tem 650 praias acessíveis, segundo o jornal Corriere Della Sera, que organizou uma lista de todas elas por região, explicando quais recursos cada uma possui. Toscana e Emília-Romanha estão entre as regiões mais bem equipadas, mas Sicília e Sardenha também oferecem boas possibilidades.
Enquanto isso na França…
Outro destino bombadíssimo do verão europeu, a França tem mais de 200 praias acessíveis, mas o nível de acessibilidade em cada uma delas varia. O melhor guia é o da organização Handiplage, que classifica cada uma segundo a infraestrutura, com informações detalhadas. Um porém: tudo em francês.
E a Croácia?

A Croácia tem cerca de 100 praias condecoradas com a certificação Bandeira Azul (veja o mapa). Em teoria, isso quer dizer que a praia está equipada com uma passarela que permite a passagem da cadeira de rodas até a beira do mar. Mas o nível de acessibilidade varia e poucas praias contam com infraestrutura completa.