Places

Ilha do Contrato: dicas de como aproveitar esse paraíso baiano

Por
Adriana Setti
true

Ilha do Contrato é um refúgio afastado do turismo de massa em plena Baía de Camamu, pra ter na mira na próxima viagem ao sul da Bahia.

Perto de Barra Grande, mas muito longe do hype, a Ilha do contrato fica no ponto onde o Canal do Serinhaém encontra a Baía de Camamu, no sul da Bahia. Habitada por uma comunidade de pescadores, é o destino certo pra quem curte a simplicidade pé na areia e está disposto ser um turista consciente, respeitoso com a comunidade e a natureza local.

Bahia em estado puro

Ilha do Contrato
Créditos: Reprodução

Com areia clara, água calma e coqueiros, a praia próxima ao vilarejo é pura tranquilidade. Na maré baixa, dá pra ir caminhando até a pontinha, que parece uma ilhota de areia no meio do mar. Pra ir mais, longe, vale a pena alugar um quadriciclo pelo menos por um dia.

“O vilarejo é na praia, mas parece uma cidadezinha no interior, com um povo tranquilo e hospitaleiro que sempre nos recebia bem. Nos sentimos muito acolhidos. Passei o Réveillon lá e não teve nenhum stress. Fomos a uma festinha na praia e os locais estavam lá, na vibe deles, sem fazer nada pra turista ver. Nós é que nos encaixávamos no rolê”, diz o ator Rafael Losso em entrevista para o The Summer Hunter.

Onde ficar na Ilha do Contrato

Sol da Ilha, pousada na Ilha do Contrato
Créditos: Reprodução
Sol da Ilha, pousada na Ilha do Contrato
Créditos: Reprodução
Sol da Ilha, pousada na Ilha do Contrato
Créditos: Reprodução

A Sol da Ilha é a única pousada do vilarejo. Singela e acolhedora, tem quartos para até quatro pessoas com banheiro privativo. A melhor pedida, no entanto, é alugar casa — no Airbnb, procure por Igrapiúna, o nome do município ao qual a ilha pertence.

Onde comer na Ilha do Contrato

Cabana Brisa Mar
Créditos: Reprodução
Cabana Brisa Mar
Créditos: Reprodução

A ilha é riquíssima em peixes e frutos do mar e há restaurantes simples no vilarejo que servem comidinha honesta e caseira. Rústica e alto-astral, a Cabana Brisa Mar é ideal pra comer uma moqueca ou um petisquinho — camarão, caranguejo, peixe frito… — na praia.

Como chegar na Ilha do Contrato

Barcos e lanchas partem de Ituberá
Créditos: Reprodução

Barcos e lanchas partem de Ituberá. A Ilha do Contrato Beach pode agendar o transfer com as empresas Portal Serinhaem e Lanchas Bora Boraa e também dá uma mão com aluguel de casas e de quadriciclo. Passeios partindo de Barra Grande ou Boipeba passam por lá.

Turismo consciente

Ilha do Contrato
Créditos: Reprodução

Pra visitar um lugar tão pouco tomado pelo turismo como a Ilha do Contrato, é preciso ser consciente. Se levar produtos em embalagem — shampoo, desodorante, etc —, carregue tudo com você de volta. Economize recursos como água e luz, respeite os costumes locais e apoie iniciativas de turismo comunitário.

abandono-pagina
No Thanks