Places

Ilha Grande: a vida é bela na maior ilha de Angra dos Reis

Por
Adriana Setti
true

Um paraíso pra quem curte fazer trilha e acampar, nas últimas décadas a Ilha Grande ganhou pousadas charmosas tanto na Vila do Abraão, que concentra a vida social, como na Vila de Araçatiba e em praias isoladas. Veja nossas dicas.

A maior ilha de Angra dos Reis tem mais de uma centena de praias de areia branca, banhadas por aquele mar cor de jade inacreditável. Apesar da proximidade com as duas maiores cidades do Brasil, a Ilha Grande continua sendo um destino e tanto pra quem curte fazer trilha e acampar. Na última década, porém, pousadas charmosas surgiram tanto na Vila do Abraão, que concentra a vida social, como em praias mais afastadas. Se a ideia é fazer trilha, evite ir de dezembro a março, quando a ilha fica mais cheia, as chuvas são intensas e as rotas ficam escorregadias. A primavera e o outono têm o melhor equilíbrio entre temperatura agradável e probabilidade de tempo bom. Os barcos partem de Conceição de Jacareí, Angra dos Reis e Mangaratiba.

ESPORTES
mergulho / surf / natação / remo

NATUREZA
praia / mata atlântica / cachoeira

ROLÊS
trilha / passeio de barco / forró

BOM PRA
desconectar / contato com a natureza

MELHOR ÉPOCA
abril a novembro

Ilha da trilha

fotos: paula reseck

As rotas são numeradas, sinalizadas e classificadas quanto ao grau de dificuldade. Várias delas partem da Vila do Abraão e são acessíveis mesmo pra quem não é trilheiro raiz. Os que curtem seriamente esse tipo de rolê podem encarar o circuito de 70 km com cinco dias de duração.

Por mais que você curta caminhar, fazer alguns passeios de barco é essencial. A meia volta da ilha é uma boa pra reconhecer a área e, depois, complementar com roteiros que focam no sul ou vão direto pra Aventureiro, a praia do coqueiro “dobrado” que você viu no Instagram — pra visitá-la, é preciso de autorização da TurisAngra.

Aventureiros | foto: tmbux / wiki commons

Praias incríveis

De dentro (sem onda): Lagoa Azul, Lagoa Verde, Saco do Céu.

De Fora (mar aberto): Dos Meros, Aventureiro, Parnaioca, Dois Rios e a imbatível Lopes Mendes — o jeito mais fácil de chegar nesse hit é pegar um táxi-barco da Vila do Abraão até a Praia do Pouso e, de lá, caminhar meia hora.

Lopes Mendes
Lagoa Verde
Araçatiba | fotos: paula reseck

Água doce

Cachoeira da Feiticeira | foto: mariana goret / wiki commons

A cachoeira mais cobiçada é a da Feiticeira, que tem uma queda d’água de 12 metros e um poço gostoso pra nadar. A trilha até lá tem 4 km (só ida) partindo da Vila do Abraão e passa pelo Aqueduto, erguido a mando de Dom Pedro II em 1893.

Onde comer

Marola Flutuante

Las Sorrentinas — Massas artesanais em clima intimista, com terraço, no Abraão.

Marola Flutuante Uma delícia de bar flutuante na Praia do Pouso.

Bistrô Lady Roots Vai do churrasco à moqueca com categoria, no Abraão.

Lua e Mar Cozinha caiçara no capricho, pé na areia, no Abraão.

Onde ficar

Camping do Luis

O Pescador — Fica no Abraão, de frente pro mar, perto dos rolês, e tem uma ótima pizza de fermentação natural.

Atlantica Jungle LodgePra se isolar na natureza, com lindas vistas, a dez minutos de caminhada da divina Lopes Mendes.

Camping do LuisCamping bem estruturado, que também aluga suítes e organiza transfers, na vila de Aventureiro, um mundo à parte na Ilha Grande.

crédito imagem de abre: Renato Trentin / Unsplash

abandono-pagina
No Thanks