Miniguias

Aos pés da Mantiqueira, Lavrinhas é um refúgio cercado de cachoeiras e rios cristalinos

Por
Adriana Setti
true

Próxima da divisa dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, aos pés da Serra da Mantiqueira, um refúgio interiorano cercado de cachoeiras e rios cristalinos.

A 233 km da cidade de São Paulo e 244 km do Rio de Janeiro, essa discreta cidade aos pés da Serra da Mantiqueira está rodeada de rios, cachoeiras e fontes de água mineral, em propriedades privadas. Localizada no Vale Histórico do Paraíba, Lavrinhas é parte do Caminho Velho da Estrada Real, primeira via aberta pela Coroa Portuguesa pra ligar o litoral fluminense à região produtora de ouro de Minas Gerais, hoje parte de uma rota que conecta locais históricos com várias atrações naturais paulistas, mineiras e fluminenses.

Lavrinhas, São Paulo
Foto: Elza Zaciss / Wiki Commons

ESPORTES
trekking / bike / voo livre

NATUREZA
cachoeira / serra / mata atlântica

ROLÊS
trilhas / passeios históricos

BOM PRA
lareira / vinho / namorar

MELHOR ÉPOCA
abril a novembro

Cachoeira da Pedreira

Trilha do Poço Azul, em Lavrinhas, São Paulo
Foto: João456 / Wiki Commons

Uma pequena cachoeira escorre entre grandes pedras, alimentando um poço incrivelmente cristalino e azul, cercado de muito verde. Leve comida e bebida pra passar o dia.

Trilha do Poço Azul

Trilha do Poço Azul, em Lavrinhas, São Paulo
Foto: Trilha do Poço Azul

Uma trilha de 2 km leva a três poços incríveis pra nadar, incluindo o Azul, a grande estrela do pedaço, no final do caminho. Tem alguns trechos com escada. Abre aos sábados, domingos e feriados e exige reserva antecipada. Conta com um restaurante.

Outros rolês

Pedra da Mina, em Lavrinhas, São Paulo
Pedra da Mina | Foto: Jeremias Pereira / Wiki Commons

Pedra da Mina — A quarta montanha mais alta do Brasil, com 2798 metros de altitude, pra quem tem fôlego e, de preferência, um guia.

Poço do Major — Mais um poço cristalino a ter em conta, numa propriedade que também tem playground infantil e restaurante.

Centrinho — Vale ver a antiga estação ferroviária, inaugurada em 1874 por Dom Pedro II. A Igreja de São João Batista, datada de 1820, é outro edifício histórico de Lavrinhas.

Onde comer

Rancho Carlos Lopes, em Lavrinhas, São Paulo
Rancho Carlos Lopes | Foto: Divulgação
Rena's Restaurante, em Lavrinhas, São Paulo
Rena’s | Foto: Divulgação

Rancho Carlos Lopes — Sob medida pra quem viaja com crianças, esse balneário com possibilidade de day use tem piscina de água natural com toboágua, lago com pedalinhos, tirolesa, tanques de pesca e playground. O restaurante tem bufê self-service nos fins de semana e feriados, além de pratos e porções.

Rena’s — Carré de cordeiro, massas caseiras e filé mignon à parmegiana são algumas receitas do cardápio desse restaurante que é uma boa pedida pra jantar perto do centrinho.

Onde ficar

Vila das Orquídeas, em Lavrinhas, São Paulo
Vila das Orquídeas | Foto: Divulgação
Rancho do Zé João, em Lavrinhas, São Paulo
Rancho do Zé João | Foto: Divulgação

Vale das Orquídeas — Pousada mais próxima do acesso à Cachoeira da Pedreira, tem suítes e bangalôs com paredes de vidro, alguns deles equipados com hidromassagem, cercados pela mata. Boa pra casais.

Rancho do Zé João — Ideal pra quem viaja com família ou amigos, tem camping e pousada, cercados de mais de 25 mil metros quadrados de mata nativa. Conta com piscinas naturais, restaurante e quadra de areia.

Crédito da imagem de abertura: Daniela Lopes / Wiki Commons