Solar Vibes

Leandro Assis: as definições de cultura pop foram atualizadas

Por
Rafaela Mercaldo
Em parceria com

A narrativa ultrapop — e muitas vezes política — do designer e ilustrador carioca só está começando!

Fruto de uma geração que cresceu vendo a MTV bombando, ouvindo e colecionando CDs e devorando revistas, Leandro Assis (@lebassis) é uma mistura que só o pop sabe gerar. Cores explosivas e muito humor fazem a energia desse carioca espirituoso vibrar lá em cima. Nos seus trabalhos, começou a explorar o lettering ainda adolescente, quando os computadores estavam chegando nas casas brasileiras para entrar, definitivamente, na vida dos jovens prestes a mergulhar no abismo sem-fim da digitalização. Mais recentemente, começou a experimentar ilustrações e logo ganhou espaço para criar para gigantes da cultura que o forjou: Apple, Nike, Youtube… Para LIVO, desenvolveu uma arte exclusiva, lançando mão de uma brincadeira com a própria miopia. Curioso? Vem ler o papo que tivemos com ele.

Quem é Leandro Assis?

Sou um designer, artista de lettering e ilustrador do Rio de Janeiro. Um apaixonado por cultura pop!

Quando se deu conta da sua veia criativa?

Eu sempre fui louco por revista, TV, música. Acho que isso me inspirou bastante. Quando era adolescente, colecionava revistas e depois de um tempo comecei a misturar as matérias dessas revistas para fazer a minha própria edição. Na mesma época, ganhei meu primeiro computador, descobri o que era fonte, onde dava para baixar e comecei a mexer em uns programas. O texto era os das revistas, mas o “design” era meu. Hoje vejo isso e percebo as influências da MTV, das capas de CD que curtia. Sempre fiquei muito em casa e era uma maneira de passar esse tempo fazendo algo que curtia. Surgiu do tédio e hoje é meu trabalho.

Quais foram seus primeiros contatos com os desenhos e a ilustração?

Eu nunca fui muito fã de desenhos e ilustrações. Sempre tive muito mais interesse em tipografia. Mas de um tempo para cá, vinha muito essa provocação da parte dos clientes, de tentar puxar de mim algumas ilustrações em conjunto com os letterings que eu entregava. Faz menos de 1 ano que eu comecei a me apresentar mesmo como ilustrador, pois realmente foi meio tarde que comecei a me soltar para esse lado. O meu estilo de lettering sempre foi bem ilustrado, nunca foi algo muito técnico e acho que isso ajudou a me encontrar como ilustrador também.

Leandro Assis: cultura pop na vida e na arte | Crédito: divulgação

Quais foram os primeiros e também os mais importantes projetos profissionais?

Acho que os projetos pessoais foram os mais importantes, pois eles me fizeram perceber o estilo que eu queria fazer. Eu fiz uma cartela de stickers numa época que tava bem infeliz no trabalho e isso me levou a conquistar clientes incríveis me contratando para projetos com a mesma vibe dos stickers. Esse projeto me rende trabalhos até hoje, quase 3 anos depois. Através dele pude assinar trabalhos mega importantes com empresas como o Youtube, a Apple e, mais recentemente, uma série de pôsteres que fiz com a Nike. Não só pelo nome, mas pela liberdade criativa que eu tive nesses projetos. Isso é o mais importante: poder fazer o trabalho do meu jeito e com marcas que eu acredito.

Você costuma ter um tema principal ou recorrente?

Eu tento ver as coisas de uma forma bem humorada. Acho que se for para escolher um tema seria o humor. O sentimento que eu quero passar é de felicidade, uma vibe boa, positiva.

Quem são suas referências?

Karabo Poppy é umas das minhas maiores referências hoje – ela é uma artista da África do Sul que trabalha muito bem com pattern, composição, ilustração e tipografia. Eu me amarro no jeito que ela lida com cores e não se limita somente ao digital. Ela faz de tudo um pouco e sempre é incrível. Muito fã! 

Conta um pouco sobre o trabalho escolhido para circular na plataforma LIVO?

Quando fui chamado, na mesma hora pensei em fazer uma brincadeira com algo que é bem recorrente na minha vida. Eu uso óculos de grau e TODOS os meus amigos reclamam que eu não limpo a minha lente. É algo que já se tornou um comentário clássico. Sei que como eu têm outros por aí, por isso o “Lente Toda Suja Clube”. 

O que mais podemos esperar para 2020?

Vacina. E nada mais!

Mesclando ilustrações, tipografia e cores vibrantes, o designer carioca

Livo Eyewear

A LIVO acredita no poder das conexões. Que boas ideias são transformadoras. E que o mundo é colaborativo. Por isso, criou o canal "Aos Inquietos", junto com o The Summer Hunter, para contar quem são os criativos que estão circulando arte sob um novo ponto de vista. Onde? Nas flanelas que acompanham todos os óculos da LIVO é possível ver os trabalhos de gente criativa e inquieta. Gente de talento e visão. Vem ver. Leia todos os posts aqui.